Quase 3 milhões de fiéis participaram da Festa de Nossa Senhora da Penha 2024
Durante o evento deste ano, que tradicionalmente se repete há 454 anos, foram celebradas mais de 50 Missas, realizadas 11 romarias, entre outras atividades.
Vila Velha – Espírito Santo (10/04/2024 09:50, Gaudium Press) Mais de 2,7 milhões de fiéis participaram dos nove dias de celebrações em Vila Velha (ES), por ocasião da Festa da Penha 2024. Entre os dias 31 de março a 8 de abril, foram realizadas mais de 50 Santas Missas, 11 romarias, entre outras atividades.
De acordo com os organizadores da Festa da Penha, a edição deste ano entrou para a história como a que mais bateu recordes. O evento, que ocorre há 454 anos, é realizado anualmente, sempre na segunda-feira após a oitava de Páscoa, sendo precedido por um oitavário iniciado no domingo de Páscoa.
Romaria dos Homens e Santa Missa de encerramento
Somente a Romaria dos Homens, realizada no último sábado, 6, dentro das atividades festivas, contou com a participação de 1,2 milhão de romeiros que percorreram um trajeto de 14 quilômetros partindo da Catedral de Vitória (ES) até o Parque da Prainha, aos pés do Convento da Penha.
Na segunda-feira, 8 de abril, diante de cerca de 250 mil devotos, o Arcebispo de Vitória, Dom Dario Campos, presidiu a Santa Missa Solene de encerramento da Festa da Penha 2024. Durante a celebração eucarística, realizada na Prainha, a imagem de Nossa Senhora da Penha foi levada até o altar por integrantes da escola Aprendizes Marinheiros.
Tema da festa, ‘Ó, vem conosco, vem caminhar’
Tratando sobre o tema da festa, ‘Ó, vem conosco, vem caminhar’, o prelado explicou que este é um pedido para que Nossa Senhora acompanhe e fortaleça cada católico para que siga seu divino filho e que essa promessa de sustentar e acompanhar seu povo foi realizada por Nosso Senhor Jesus Cristo.
“Ele demonstrou e revelou a todos, por meio de suas palavras e atitudes, a bondade e a face misericordiosa do Pai, colocando-se ao lado dos pecadores e marginalizados, dos excluídos e sofredores, oferecendo sua própria vida, a fim de que todos pudessem ter vida em abundância”, destacou. (EPC)
Deixe seu comentário