Profanações e roubos de hóstias consagradas em diversos países: mera coincidência?
O sacrilégio é um pecado grave, sobretudo quando cometido contra a Eucaristia, pois neste sacramento o próprio Corpo de Cristo se nos torna substancialmente presente. (Catecismo da Igreja Católica)
Redação (31/03/2022 11:50, Gaudium Press) Ontem, noticiamos a profanação de um tabernáculo ocorrida em uma igreja aqui no Brasil, no Tocantins. Constatou-se o roubo de um cibório, e hóstias consagradas foram jogadas no chão.
Chegam-nos informações de que o mesmo ocorreu nos EUA e no Chile.
EUA
Criminosos invadiram a Igreja São João Evangelista, em Maryland, nos EUA, e levaram o tabernáculo com o Santíssimo Sacramento: dois cibórios grandes, um pequeno e uma lúnula.
Além do tabernáculo com a Eucaristia, que era feito de ouro e prata, o ladrão ou ladrões roubaram seis castiçais folheados a ouro, quatro candelabros e a base para a cruz processional. Estimam-se os danos financeiros em US $ 20.000.
“Todos esses itens que foram roubados poderiam ser substituídos”, declarou o pároco, “mas desrespeitar a Eucaristia é incalculável”.
Acredita-se que o roubo tenha ocorrido na noite de 25 de março, festa da Anunciação.
Chile
No Chile, a profanação ocorreu no Santuário da Gruta de Lourdes, em Santiago. Segundo o Pe. Pedro Pedraza, dois cibórios contendo hóstias consagradas foram roubados do tabernáculo do santuário, em 28 de março passado.
Algumas hóstias foram encontradas espalhadas pelo chão da rua.
“Qualquer assalto a um lar, a uma comunidade, é sempre doloroso, mas quando ataca também o que é mais característico da fé cristã, que é o Senhor presente em seu Corpo e Sangue no Tabernáculo de uma Igreja ou de uma capela, a fé profunda da comunidade está sendo prejudicada”, afirmou Pe. Andrés Moro, porta-voz do Arcebispado de Santiago.
***
É muita coincidência que essas profanações estejam ocorrendo simultaneamente em diversas igrejas pelo mundo. Será mesmo uma coincidência? Ou será que a máscara da tolerância religiosa está sendo tirada e querem agredir o próprio Deus, Nosso Senhor Jesus Cristo, presente em Corpo, Sangue, Alma e Divindade na Eucaristia?
Deixe seu comentário