Procissão com Imagens do Senhor do Bonfim e Nossa Senhora das Dores percorre ruas de Salvador
A procissão-carreata comemorou a Solenidade da Exaltação da Santa Cruz, e aproveitou-se o ensejo para levar paz e consolo às famílias e às pessoas durante este isolamento social.
Salvador – BA (16/09/2020, 10:15, Gaudium Press) Ainda dentro da quarentena do coronavírus, a Paróquia Santa Cruz, de Salvador na Bahia, realizou uma procissão-carreata na última segunda-feira.
A procissão-carreata percorreu ruas da capital baiana conduzindo as imagens do Senhor do Bonfim e de Nossa Senhora das Dores, cuja festa é celebrada dia 15 de setembro.
O Senhor do Bonfim fala direto ao coração do povo baiano, tão religioso e fraterno
O padre Lázaro Muniz, da Igreja de Santa Cruz, explicou que “O evento comemorou a Solenidade da Exaltação da Santa Cruz, quando aproveitou-se o ensejo da pandemia para levar um pouco de paz e consolo às famílias e às pessoas durante este isolamento social. O Senhor do Bonfim fala direto ao coração do povo baiano, tão religioso e fraterno”, afirmou o pároco,
A saída da Imagem do Senhor do Bonfim só ocorre em momentos difíceis de epidemias, pestes ou convulsões sociais
Esta foi a segunda vez que neste ano a imagem do Senhor do Bonfim saiu em uma procissão-carreata pelas ruas de Salvador. A primeira saída da Imagem ocorreu no dia 3 de abril quando a procissão foi realizada com o intuito de rezar publicamente pedindo ao Senhor do Bonfim pelo fim da pandemia de coronavírus.
A Imagem do Senhor do Bonfim dificilmente deixa a Igreja onde ela é venerada para percorrer as ruas da cidade. Isso só ocorre em momentos difíceis de epidemias, pestes ou convulsões sociais, quando os fiéis intercedem junto ao Senhor do Bonfim pedindo proteção, a saúde ou a paz.
A carreata iniciou-se após a celebração da Santa Missa de abertura, durante a qual se rezou pelos paroquianos e fiéis devotos falecidos, sobretudo para os que faleceram vitimados pela Covid-19.
Cardeal: o Senhor do Bonfim nos amou a ponto de doar inteiramente sua vida por nós
Ainda por ocasião da Solenidade da Exaltação da Santa Cruz, à noite, o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Sérgio da Rocha, presidiu uma outra Missa.
Durante sua homilia dessa Santa Missa, o Cardeal Primaz ressaltou que nesta solenidade, “nosso olhar se volta para a Cruz de Jesus com louvor, com ação de graças, com gratidão”, pois “Jesus nos amou a ponto de doar inteiramente sua vida por nós; Jesus, na cruz, nos dá a prova maior de amor que Deus tem por nós”.
Continuando suas palavras, Dom Sérgio da Rocha sublinhou que “A cruz de Jesus é sinal do amor, da misericórdia, mas é sinal também da fidelidade de Cristo, sinal de que Cristo é fiel. Ele amou até o fim”, disse, recordando o tema da festa, “Antes de mandar, amar, Ele nos amou”.
O Cardeal ainda reforçou seu pensamento destacando que Jesus “não amou por um momento”, mas “amou até o fim”. “Na hora da cruz Ele expressa esse amor e Ele continua a nos acompanhar com este amor, com esta misericórdia”. (JSG)
Deixe seu comentário