Primeiro e único Cardeal angolano morre aos 99 anos de idade
O Cardeal Alexandre do Nascimento era o membro mais idoso do Colégio dos Cardeais.
Angola – Luanda (30/09/2024 11:50, Gaudium Press) A Igreja Católica presente em Angola comunicou no último sábado, 28, o falecimento de Dom Alexandre do Nascimento, o primeiro e único Cardeal angolano. O purpurado de 99 anos de idade, que estava internado em um hospital da capital da Angola, também era o membro mais idoso do Colégio dos Cardeais. A igreja angolana já estava se preparando para celebrar em 2025 seus 100 anos de vida e 50 anos de Episcopado.
Breve biografia do Cardeal Alexandre do Nascimento
Nascido no dia 1º de março de 1925, em Malanje/Angola, Alexandre do Nascimento estudou no Seminário de Bângalas, depois no Seminário de Malange, e posteriormente no Seminário de Luanda. Em 1948, foi enviado para estudar na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, onde obteve o bacharelado em Filosofia e a licenciatura em Teologia.
Sua ordenação sacerdotal ocorreu no dia 20 de dezembro de 1952. Logo depois, tornou-se professor de teologia dogmática no Seminário Maior Arquidiocesano do Sagrado Coração de Jesus em Luanda e redator-chefe do jornal católico “O Apostolado”, entre os anos de 1953 e 1956. No dia 10 de agosto de 1975, foi nomeado Bispo de Malanje, sendo ordenado em 31 de agosto de 1975.
No dia 5 de janeiro de 1983, foi anunciada a sua criação como Cardeal pelo Papa João Paulo II, no Consistório de 2 de Fevereiro. Foi transferido para a Arquidiocese de Luanda em 16 de fevereiro de 1986, renunciando ao governo pastoral da Arquidiocese em 23 de janeiro de 2001 como Cardeal Arcebispo Emérito de Luanda (Angola).
Mensagens de condolências do Papa Francisco e do Presidente da República
Através de uma mensagem de condolências, o Presidente da República, João Lourenço, lamentou, com profunda consternação o falecimento do Cardeal Alexandre do Nascimento, ressaltando que Angola perde um dos seus filhos mais insignes, um homem bom que consagrou grande parte da sua vida a transmitir aos seus, valores e princípios para uma vida em dignidade, de perdão e de respeito ao próximo.
Ao receber a notícia da morte do Cardeal Alexandre do Nascimento, o Papa Francisco enviou um telegrama ao Arcebispo Dom Filomeno do Nascimento Vieira Dias, dirigindo uma mensagem de solidariedade aos Bispos Auxiliares, ao clero, às comunidades religiosas, fiéis e familiares pela “partida de tão ilustre pastor”.
“Recordo os cuidados dispensados pelo querido Dom Alexandre ao seu rebanho, em tempos conturbados e difíceis, tendo sido para todos expressão do rosto misericordioso de Jesus, bom samaritano da humanidade. A Fé em Cristo e a esperança na vida eterna fizeram dele um homem corajoso e livre, capaz de orientar os seus passos em prol do bem comum, tendo inclusive colaborado com esta sede apostólica no seu zelo em favor dos mais pobres e necessitados, ao guiar os rumos da Cáritas Internacional”, concluiu. (EPC)
Deixe seu comentário