Gaudium news > Primeira igreja do Kuwait é elevada à categoria de Basílica Menor

Primeira igreja do Kuwait é elevada à categoria de Basílica Menor

O título é conferido a templos que possuem especial importância litúrgica ou pastoral e que se destacam por seu valor histórico, espiritual ou arquitetônico.

Primeira igreja do Kuwait e elevada a categoria de Basilica Menor 1

Kuwait – Al Ahmadi (19/01/2026 12:38, Gaudium Press) Na última sexta-feira, 16, o Secretário de Estado da Santa Sé, Cardeal Pietro Parolin, presidiu a cerimônia de elevação da igreja de Nossa Senhora da Arábia, no Kuwait, ao status de Basílica Menor. O título é conferido a templos que possuem especial importância litúrgica ou pastoral e que se destacam por seu valor histórico, espiritual ou arquitetônico.

Durante sua homilia, o purpurado descreveu a ocasião como “verdadeiramente histórica”, não apenas “para a Igreja no Kuwait, mas para a Igreja em toda a Península Arábica. Construída sobre as areias do deserto, esta Basílica nos lembra que a própria Maria encontrou refúgio nessas mesmas terras desérticas, onde cuidou, criou e protegeu o único Mediador entre Deus e a família humana, Jesus Cristo”, afirmou.

Primeira igreja do Kuwait e elevada a categoria de Basilica Menor 2

Testemunhar que Jesus Cristo é verdadeiro Deus e verdadeiro homem

Refletindo sobre o período natalino que acaba de terminar, o Cardeal Parolin comentou que “não podemos acolher o Menino Jesus em nossos lares… a menos que reconheçamos sua verdadeira identidade e tudo o que ela implica”. Ele ressaltou que os cristãos “são chamados a reconhecer e testemunhar que Jesus Cristo é verdadeiro Deus e verdadeiro homem”.

Concluindo sua homilia, o Cardeal Parolin pediu a intercessão da Virgem Maria, “Nossa Senhora da Arábia, Padroeira de toda a Península que leva seu nome”, implorando à Mãe de Deus que ela “nos guie sempre até seu Filho. A ela confio a proteção do Estado do Kuwait, de seus cidadãos e de todos os cristãos”, orou o purpurado.

Peninsula Arabica ganhara sua primeira Basilica Menor

Breve história da igreja de Nossa Senhora da Arábia

No ano de 1948, um grupo de católicos, que chegou ao Kuwait para trabalhar na indústria petrolífera, abriu uma pequena capela em Al-Ahmadi, a segunda maior cidade do país. Alguns anos depois, uma igreja foi construída no local, decorada com uma imagem mariana abençoada pelo Papa.

Com o desenvolvimento da indústria petrolífera e a chegada de um número cada vez maior de trabalhadores estrangeiros ao Kuwait, a igreja dedicada à Nossa Senhora da Arábia começou a ganhar importância. Atualmente, os cristãos representam cerca de 20% da população do Kuwait. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas