Presidentes do Panamá e Haiti são recebidos pelo Papa no Vaticano
Os dois chefes de estado visitaram Francisco, no Palácio Apostólico, na manhã do último sábado, 25 de janeiro.
Foto: O Papa e o Presidente do Panamá. (Vatican Media)
Cidade do Vaticano (27/01/2025 10:25, Gaudium Press) Na manhã do último sábado, 25 de janeiro, o Papa Francisco teve uma dupla audiência, no Palácio Apostólico do Vaticano. Em um primeiro momento, recebeu o Presidente da República do Panamá, José Raúl Mulino Quintero. Logo depois, foi a vez do Presidente do Conselho de Transição do Haiti, Leslie Voltaire, visitar o Pontífice.
Foto: O Papa e o Presidente do Haiti. (Vatican Media)
Encontro com o Presidente da República do Panamá
Após ser recebido pelo Santo Padre no Palácio Apostólico Vaticano, em uma conversa privada que durou trinta minutos (das 8h05 às 8h35), o Presidente da República do Panamá encontrou-se com o Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado, acompanhado de Monsenhor Paul R. Gallagher, Secretário para as Relações com os Estados e Organismos Internacionais.
Ao longo dos cordiais colóquios na Secretaria de Estado, foi manifestada a satisfação pelas boas relações entre o Panamá e a Santa Sé. Em seguida, se falou sobre a valiosa contribuição que a Igreja Católica oferece ao país. Também foram tratados alguns temas de interesse comum, como o cuidado da casa comum, a migração e outras questões sociopolíticas atuais no país e na região, confirmando o compromisso recíproco de promover a colaboração mútua para o bem do povo panamenho.
Foto: O Papa e o Presidente do Panamá. (Vatican Media)
Na tradicional troca de presentes, Francisco ofereceu ao presidente panamenho uma obra em terracota intitulada ‘Ternura e Amor’, os volumes dos documentos papais, a Mensagem para a Paz deste ano, o livro sobre a ‘Statio Orbis’ de 27 de março de 2020, publicado pela LEV, o volume sobre o Apartamento papal das Audiências, publicada pela Prefeitura da Casa Pontifícia. Já José Raúl Mulino presenteou o Santo Padre com alguns volumes fotográficos sobre o Canal do Panamá e uma medalha comemorativa da Presidência.
Audiência com o Presidente do Conselho de Transição do Haiti
Às 9h30, o Papa Francisco recebeu em audiência privada Leslie Voltaire, chefe do órgão de governo provisório do Haiti (que tem funções da Presidência da República), criado após a revolta das gangues em 2024. O diálogo confidencial com o Pontífice durou cerca de 20 minutos. Posteriormente, o chefe de estado encontrou-se com o Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado, acompanhado por Monsenhor Paul Richard Gallagher, Secretário para as Relações com os Estados e Organizações Internacionais.
Durante a conversa na Secretaria de Estado, foram tratados diversos assuntos, dos quais se destacam: a satisfação pelas boas relações entre o Haiti e a Santa Sé; a valiosa contribuição que a Igreja Católica oferece ao País, apesar das dificuldades da crise em curso; além de questões atuais do Haiti, como a situação sociopolítica do país, a segurança, os problemas no campo humanitário e de imigração, e os passos que estão sendo dados para encontrar uma solução com o apoio da comunidade internacional.
Foto: O Papa e o Presidente do Haiti. (Vatican Media)
Por fim, no encerramento do encontro, ocorreu a cerimônia de troca de presentes, durante a qual Francisco entregou ao líder haitiano um baixo-relevo de bronze intitulado ‘Diálogo entre Gerações’, os volumes dos documentos papais, a Mensagem para a Paz deste ano, o livro sobre a ‘Statio Orbis’ de 27 de março de 2020, editado pela LEV, o volume sobre o Apartamento papal das Audiências, editado pela Prefeitura da Casa Pontifícia. Em retribuição, o Presidente do Conselho de Transição do Haiti presenteou o Pontífice com alguns volumes fotográficos sobre o Haiti. (EPC)
Deixe seu comentário