Gaudium news > Presépio napolitano é apresentado na Basílica de São Pedro

Presépio napolitano é apresentado na Basílica de São Pedro

O Cardeal Mauro Gambetti, Arcipreste da Basílica de São Pedro, foi o responsável por desvelar e abençoar o presépio, que já está aberto à visitação.

Presepio napolitano e apresentado na Basilica de Sao Pedro

Cidade do Vaticano (09/12/2025 20:47, Gaudium Press) Um presépio produzido por mestres artesãos napolitanos de San Gregório Armeno, Cantone e Costabile, foi apresentado na última segunda-feira, 8 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição, na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

O Cardeal Mauro Gambetti, Arcipreste da Basílica de São Pedro, foi o responsável por desvelar e abençoar o presépio. A cerimônia foi realizada às 17h40 (horário de Roma), ao término da recitação das Vésperas. Os peregrinos já podem visitar a representação do nascimento de Jesus diariamente até o dia 7 de janeiro de 2026.

Cenografia inspirada nas atmosferas rurais da Campania Felix

Inspirada nas atmosferas rurais da Campania Felix, a cenografia do presépio apresenta arcos em tijolos romanos que se alternam com as alvenarias em ‘opus incertum’ de tufo amarelo, proveniente da área de Pozzuoli. O conjunto faz os visitantes recordarem a estética do presépio napolitano do século XVIII.

Nossa Senhora, São José e o Menino Jesus figuram no centro da composição, ao lado de personagens modelados segundo a produção típica napolitana: pastores de cerca de um metro e trinta centímetros de altura. A estrutura cênica retoma a arquitetura tradicional e sua simbologia, com uma atenção particular à dimensão campestre que caracterizava os povoados da época.

Personagens moldados com primor em cada detalhe

Um pequeno mundo move-se ao redor da natividade: três anjos, os Reis Magos, dois tocadores de gaita de foles, o clássico pastor adormecido chamado “Benino”, junto com populares, mendigos e animais de fazenda que reconstituem a atmosfera simples e viva de um vilarejo rural.

Construídos de acordo com os métodos da escola napolitana, os personagens do presépio apresentam as cabeças, as mãos e os pés modelados em terracota policromada, e os olhos em cristal, sendo coloridos com pintura a óleo. Uma estrutura de ferro dentro de cada figura lhes garante estabilidade, e as suas vestimentas foram confeccionadas com tecidos modelados diretamente no corpo. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas