Gaudium news > Presépio e árvore de Natal do Vaticano serão inaugurados no dia 15 de dezembro

Presépio e árvore de Natal do Vaticano serão inaugurados no dia 15 de dezembro

Instalados na Praça de São Pedro, o presépio e a árvore de Natal permaneceram em exposição até o final do período natalino, que coincide com a Festa do Batismo do Senhor, 11 de janeiro de 2026.

Presepio e arvore de Natal do Vaticano serao inaugurados no dia 15 de dezembro

Cidade do Vaticano (12/09/2025 12h31, Gaudium Press ) Na próxima segunda-feira, às 17h (horário local), será realizada a inauguração do presépio e da iluminação da árvore de Natal na Praça de São Pedro. A noite será presidida pela Irmã Raffaella Petrini, Presidente do Governo do Estado da Cidade do Vaticano, juntamente com o Arcebispo Emilio Nappa e Giuseppe Puglisi-Alibrandi, Secretários-Gerais da mesma entidade. O presépio e a árvore da Praça de São Pedro permanecerão em exposição até o final do período natalino, que coincide com a Festa do Batismo do Senhor, no domingo, 11 de janeiro de 2026.

De acordo com o comunicado do Governatorato, na manhã deste dia o Papa Leão XIV receberá em audiência delegações das Dioceses de Bolzano-Bressanone e Nocera Inferiore-Sarno, chefiadas pelos seus respectivos Bispos, juntamente com representantes dos municípios de Lagundo e Ultimo, bem como dos municípios da região de Agro Nocerino-Sarnese. O pinheiro e o presépio são originários dessas regiões. Também estão presentes na visita ao Pontífice uma delegação da Costa Rica, criadores do Presépio ‘Gaudium’, obra da artista costarriquenha Paula Sáenz Soto, exposta na Sala Paulo VI.

Presépio da Praça de São Pedro

Projetado e desenvolvido na Diocese de Nocera Inferiore-Sarno, o presépio na Praça de São Pedro ocupa um retângulo de 17 x 12 metros, com altura máxima de 7,70 metros, apresentando elementos característicos da região, como o Batistério de Santa Maria Maior em Nocera Superiore, a Fonte de San Helvio em Sant’Egidio del Monte Albino e os pátios típicos da área de Agro Nocerino-Sarnese.

A obra também traz elementos atualizados associados a Santo Afonso de Ligório e aos Servos de Deus Dom Enrico Smaldone e Afonso Russo, todos enriquecidos com símbolos e elementos que celebram o patrimônio imaterial e gastronômico dessa região. Antigas estradas romanas dispostas em lajes de pedra serão reproduzidas, junto de pastores e figuras de animais em tamanho natural, que serão incorporados à paisagem, combinando arte e espiritualidade.

Árvore de Natal da Praça de São Pedro

Com 25 metros de altura e pesando oito toneladas, a Árvore de Natal instalada na Praça de São Pedro é um abeto-norueguês proveniente do Vale do Último, na província de Bolzano. Além dele, os municípios de Lagundo e Último também ofereceram à Santa Sé 40 árvores menores, que serão instaladas em espaços públicos e edifícios da Santa Sé. Após o período natalino, os ramos verdes do abeto serão processados ​​para a produção de óleos essenciais e a madeira restante será doada a uma instituição de caridade dedicada à sua restauração e à preservação da natureza.

Presépio da Sala Paulo VI

O Presépio ‘Gaudium’, além de enfatizar uma mensagem de paz no Natal, faz um apelo ao mundo para que proteja a vida desde a concepção. Com cinco metros de comprimento, três metros de altura e dois metros e meio de profundidade, este presépio apresenta Nossa Senhora grávida e uma coleção de 28 mil fitas coloridas, cada uma representando uma vida salva do aborto graças à oração e ao apoio de organizações católicas a muitas mães necessitadas.

O Presépio ‘Gaudium’ terá duas representações diferentes e alternadas de Nossa Senhora. Durante o Advento, será exibida uma imagem da Mãe de Deus grávida, símbolo de expectativa e esperança. Já na véspera de Natal, ela será substituída por uma imagem de Maria ajoelhada em entusiasmo ao Menino Jesus. Serão colocadas no presépio 400 fitas com orações e pedidos escritos por jovens pacientes do Hospital Infantil Nacional de San José. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas