Gaudium news > Prêmio Ratzinger 2024 é entregue pelo Cardeal Parolin no Vaticano

Prêmio Ratzinger 2024 é entregue pelo Cardeal Parolin no Vaticano

Os vencedores desta edição foram o professor irlandês de Teologia na Universidade de Notre Dame (EUA), Cyril O’Regan; e o escultor japonês Etsurō Sotoo.

Premio Ratzinger 2024 e entregue pelo Cardeal Parolin no Vaticano 1

Cidade do Vaticano (26/11/2024 14:36, Gaudium Press) Na última sexta-feira, 22 de novembro, o Cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, presidiu a cerimônia de entrega do Prêmio Ratzinger 2024. Os vencedores desta edição da premiação, criada em 2011, foram: o professor irlandês de Teologia na Universidade de Notre Dame (EUA), Cyril O’Regan; e o escultor japonês Etsurō Sotoo.

A solenidade foi realizada na Sala Regia do Palácio Apostólico. Antes da cerimônia, os premiados participaram de uma Santa Missa presidida por Dom Georg Gänswein, que foi secretário pessoal de Bento XVI, nas criptas do Vaticano, próximo ao túmulo de Bento XVI. Eles também tiveram um encontro com o Papa Francisco em seu escritório no Palácio Apostólico.

Premio Ratzinger 2024 e entregue pelo Cardeal Parolin no Vaticano 2

Influência duradoura do pensamento de Joseph Ratzinger

O Padre Federico Lombardi, presidente da Fundação Vaticana Joseph Ratzinger-Bento XVI, iniciou a cerimônia com um discurso de boas-vindas ressaltando a influência duradoura do Papa alemão, de seu pensamento em todas as disciplinas e culturas. Uma das iniciativas recordadas pelo sacerdote foi a nova ‘Cátedra Bento XVI’ na Universidade Saint Mary, em Minnesota.

Em seguida, o Arcebispo Salvatore Fisichella, pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização, e o Cardeal Gianfranco Ravasi, presidente emérito do Pontifício Conselho para a Cultura, realizaram a apresentação dos premiados. Em seu discurso de agradecimento, o professor Cyril O’Regan afirmou que não merecia esta honraria e que este prêmio era mais um presente do que propriamente um mérito pessoal.

Premio Ratzinger 2024 e entregue pelo Cardeal Parolin no Vaticano 3

Os ensinamentos de Bento XVI nos lembram de manter a Fé e a Esperança

Por fim, concluindo a cerimônia, o Cardeal Parolin refletiu sobre como os ensinamentos de Bento XVI nos lembram de manter a Fé e a Esperança em meio às lutas dos tempos modernos, marcados pelo ódio e pelo mal. Recordando a Encíclica Spe Salvi do Papa Bento XVI, que é inteiramente dedicada à esperança: à esperança humana e à esperança cristã, o purpurado destacou que os vencedores do prêmio ressoam com a teologia, a sensibilidade e o testemunho humano e cristão de Joseph Ratzinger, que dedicou sua vida à “busca da verdade em todas as suas formas”.

Elogiando o professor Cyril O’Regan, o Cardeal Parolin sublinhou sua profunda reflexão sobre a humildade e o compromisso de Bento XVI em servir a Deus por meio da tradição da Igreja. Em seguida, voltando-se para o escultor japonês Etsurō Sotoo, o purpurado observou que ele é conhecido por seu trabalho na Catedral da Sagrada Família de Barcelona e que usa a arte para comunicar verdades espirituais. Ele vê a Igreja como uma “Bíblia em pedra”, ecoando a crença de Bento XVI na integração da beleza e da Fé, concluiu. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas