Prefeito da França propõe substituir feriados religiosos por datas revolucionárias
O prefeito da cidade francesa de Grenoble, Eric Piolle, está propondo a substituição dos feriados religiosos por datas que celebrem a República e outras revoluções na França
Redação (07/06/2023 10:25, Gaudium Press): Já imaginou um mundo onde o dia 25 de dezembro não seja mais considerado o dia do Natal, ou onde o Dia de Todos os Santos seja apenas mais um dia comum?
Pois bem, é isso que Eric Piolle, prefeito da cidade francesa de Grenoble, está propondo. Ele deseja substituir os feriados religiosos por datas que celebrem o engajamento com a República e outras revoluções.
Atualmente, o calendário francês possui 11 feriados nacionais, dos quais 6 estão diretamente ligados a festividades católicas:
– Segunda-feira após a Páscoa;
– Quinta-feira da Ascensão;
– Segunda-feira após o Pentecostes;
– Assunção de Nossa Senhora (15 de agosto);
– Dia de Todos os Santos (1º de novembro);
– Natal (25 de dezembro).
Em algumas regiões, os feriados chegam a treze, sendo oito de natureza religiosa, como é o caso da Sexta-feira Santa, o martírio de Santo Estêvão, a metade da Quaresma e a chegada da evangelização em algumas regiões francesas.
Insatisfeito com o “domínio” religioso dos feriados, Eric Piolle sugere que o calendário francês seja mais republicano e laico. Como alternativa, o político francês propõe substituir as datas religiosas por datas que celebrem o engajamento com a República e outras revoluções. (FM)
Deixe seu comentário