Praça de São Pedro volta a receber a tradicional bênção dos bambinelli
O evento, que ocorre há mais de 50 anos, reúne na Praça de São Pedro crianças e jovens de oratórios e paróquias de Roma, que levam imagens do Menino Jesus que serão colocadas nos presépios de suas casas.
Cidade do Vaticano (09/12/2022 17:02, Gaudium Press) No próximo domingo, 11 de dezembro, será realizada no Vaticano, a tradicional bênção dos bambinelli. O evento, que ocorre há mais de 50 anos, reúne na Praça de São Pedro crianças e jovens de oratórios e paróquias de Roma, que levam imagens do Menino Jesus que serão colocadas nos presépios de suas casas.
A programação deste dia será iniciada às 09h na Praça de São Pedro, onde os grupos comandados por catequistas das respectivas comunidades viverão um momento de festa. Em seguida, todos se dirigirão à Basílica de São Pedro, onde participarão de uma Santa Missa Solene presidida pelo Arcipreste da Basílica Vaticano, Cardeal Mauro Gambetti. Às 12h todos retornarão à praça, onde participarão da recitação do Angelus junto com o Papa Francisco e receberão a bênção das imagens do Menino Jesus.
O Menino Jesus está no centro do Natal e de nossas vidas
Segundo David Lo Bascio, Presidente do ‘Centri Oratori Romani’, a pandemia e a guerra acentuaram a dimensão do individualismo na sociedade. Criticando o aspecto comercial dado a esta data, o prelado assegura que “a Bênção dos Bambinelli põe ordem nessa confusão, recordando que o Menino Jesus está no centro do Natal e de nossas vidas”.
“De fato, as crianças têm isso muito claro e testemunham isso todos os dias, especialmente neste tempo do Advento. Ao criar o presépio no Oratório, experimentamos realmente nos colocar juntos, para construir e acolher Aquele que vem para encher de alegria o coração do homem e para mostrar-lhe o outro como caminho para o encontro com o Senhor”, concluiu.
História da Bênção dos Bambinelli
Esta cerimônia foi realizada pela primeira vez no ano de 1969. A iniciativa dos centros paroquiais romanos contou com a participação do Papa Paulo VI. Depois de alguns anos, a iniciativa de abençoar os ‘Bambinelli’ que farão parte dos presépios em inúmeros lares passou a ser realizada também em outros países.
Naquele 21 de dezembro de 1969 o Papa fez um discurso inteiramente dedicado ao presépio. Na ocasião, ele ressaltou que o presépio “reaviva a memória do grande acontecimento, o nascimento de Jesus, o Salvador, o Filho de Deus feito homem; e se torna um cenário evangélico, uma lição de espírito cristão”. (EPC)
Deixe seu comentário