Praça de São Pedro receberá escultura dedicada a Santa Bakhita
A Praça de São Pedro no Vaticano vai ganhar um novo monumento que será dedicado à Santa Baquita e a todas as vítimas da escravidão
Redação (03/02/2022 17:30, Gaudium Press) Uma escultura dedicada a Santa Baquita, a padroeira das vítimas do tráfico humano, será instalada na Praça São Pedro, no Vaticano.
Santa Bakhita nasceu no Sudão 1869, ainda menina foi sequestrada e vendida como escrava por um árabe que traficava escravos.
Com 20 anos de idade, Baquita tomou contato com a fé católica, após receber a liberdade foi batizada e tornou-se religiosa na Itália.
A obra artística é de autoria do canadense Timothy Schmalz. A escultura mede cerca de 6 metros de cumprimento e é feita de bronze; Schmalz dedicou a obra às vítimas do tráfico humano e a todas as mulheres.
A escultura representa várias pessoas saindo do solo através de uma porta aberta por Santa Baquita, indicando assim a libertação da escravidão. De fato, Timothy Schmalz esculpiu a obra em 2019 e deu-lhe o nome de “Deixai o oprimido ir livre” (em inglês “Let the Oppressed Go Free“).
Está previsto que a escultura chegue no Vaticano no dia 8 de fevereiro, festa de Santa Baquita e dia de oração e conscientização contra o tráfico humano.
Não é a primeira vez que uma obra do artista católico é instalada na Praça de São Pedro. Também é de autoria de Schmalz a escultura “Anjos Inconscientes” que representa os migrantes ao longo da História em um barco junto com a Sagrada Família. A escultura “Jesus sem-lar” que está na cidade do Vaticano é outra obra do artista. (FM)
Deixe seu comentário