Gaudium news > Portugal: 185 edifícios da Igreja Católica foram danificados pela tempestade Kristin

Portugal: 185 edifícios da Igreja Católica foram danificados pela tempestade Kristin

Grande parte do patrimônio da Igreja está em ruínas. É importante que todos ajudem a reconstruir e restaurar estes lugares onde as comunidades se reúnem para celebrar sua Fé.

Portugal 185 edificios da Igreja Catolica foram danificados pela tempestade Kristin

Portugal – Lisboa (19/02/2026 10:16, Gaudium Press) O Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja (SNBCI) divulgou que ao menos 185 edifícios do patrimônio religioso, pertencentes aos distritos de Leiria (o mais afetado), Santarém, Coimbra, Lisboa e Castelo Branco, sofreram “danos significativos” por conta da passagem da tempestade Kristin que assolou Portugal no final de janeiro, deixando mortos e desabrigados.

Edifícios em situação de vulnerabilidade estão em situação fortemente agravada

Esse número pode crescer, uma vez que as condições meteorológicas adversas dos últimos dias continuam causando danos, sobretudo nas Dioceses de Setúbal, Évora e Beja. Segundo o SNBCI, o vento e a chuva dos últimos dias aumentaram a precariedade e a degradação do patrimônio afetado, “os edifícios que antes desta calamidade já se encontravam em situação de vulnerabilidade têm agora a situação fortemente agravada”.

O SNBCI manifestou sua solidariedade para com todos os que, de alguma forma, foram vítimas da devastação causada pela tempestade Kristin, assim como das tempestades e inundações que lhe seguiram. Também lamentou a perda de vidas humanas e a destruição de habitações, mas recordou que foram lançadas diversas iniciativas para a recuperação do patrimônio da Igreja.

Construir, reconstruir e restaurar os lugares onde as comunidades celebram sua Fé

Foi criado um grupo de técnicos de conservação e restauro e de outros profissionais, que irão ajudar a recuperar o patrimônio atingido. “Estamos em oração com todos os que sofrem com este contexto tão nefasto, mas também com todos os que estão no terreno a reconstruir e a diligenciar para que se recupere a normalidade possível”, diz o comunicado do Secretariado, ressaltando que, diante de tamanha catástrofe, todo apoio é importante e necessário.

O diretor do departamento do patrimônio cultural da Diocese de Leiria-Fátima, Marco Daniel, se referiu a esta situação como uma catástrofe e lançou um apelo à solidariedade de todos perante a constatação de que “grande parte do patrimônio diocesano está em ruínas. É importante agora que todas as mãos possam ajudar a construir, reconstruir e restaurar estes lugares onde as comunidades se reúnem para celebrar a sua Fé”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas