Gaudium news > Porta Santa da Basílica de São Paulo Extramuros é selada

Porta Santa da Basílica de São Paulo Extramuros é selada

As Portas Santas das Basílicas de Santa Maria Maior e de São João de Latrão também foram seladas. Agora só resta a Basílica de São Pedro.

Porta Santa da Basilica de Sao Paulo Extramuros e selada 1

Roma – Itália (16/01/2026 16:36, Gaudium Press) Gradativamente as Portas Santas das quatro Basílicas Papais estão sendo seladas. Depois da Porta Santa da Basílica de Santa Maria Maior, selada no dia 13, e da Basílica Papal de São João de Latrão, selada no dia 14, chegou a vez da Basílica Papal de São Paulo Extramuros, selada na tarde da última quinta-feira, 15.

Porta Santa da Basilica de Sao Paulo Extramuros e selada 3

O Cardeal James Michael Harvey, Arcipreste da Basílica, foi quem presidiu a cerimônia celebrada de forma privada e dirigida pelo Mestre de Cerimônias Papal, Arcebispo Jan Dubina, na presença do Mestre das Celebrações Litúrgicas Papais, Arcebispo Diego Giovanni Ravelli. Também estiveram presentes o Abade Donato Ogliari e Monsenhor Rino Fisichella, Pró-Prefeito do Dicastério para a Evangelização.

Cardeal Arcipreste rezou pelos peregrinos que atravessaram a Porta Santa

Em sua breve oração inicial, o Cardeal Arcipreste rezou pelos milhões de peregrinos que, nos últimos meses, durante o Ano Santo, cruzaram os umbrais da Porta Santa pedindo para que conservem a Fé ardente de São Paulo, a Esperança que não decepciona e a Caridade que perdura para sempre.

Porta Santa da Basilica de Sao Paulo Extramuros e selada 4

Uma parede de tijolos foi construída dentro da Basílica, por operários do Governo do Estado da Cidade do Vaticano, para selar a Porta Santa. Na parede foi inserido um capitel de bronze, especialmente confeccionado para a ocasião e gravado com os brasões do Papa Francisco, que inaugurou o Jubileu Ordinário de 2025, e do Papa Leão XIV, que o encerrou.

Conteúdo do Relicário colocado dentro da parede

Em seguida, um recipiente de metal contendo o pergaminho que certifica a abertura e o fechamento da Porta Santa da Basílica de São Paulo, assinado por alguns dos presentes, foi colocado no relicário. Além disso, foram colocadas no recipiente achave da Porta Santa, guardada em um pequeno saco, uma medalha de ouro e uma de prata comemorativas do primeiro ano do pontificado de Leão XIV, uma medalha de prata que marca o último ano do pontificado de Francisco, dez medalhas de bronze comemorativas dos dez anos entre o último Jubileu, o Jubileu da Misericórdia em 2016, e 2025, uma medalha de bronze comemorativa da Sede Vacante de 2025 e uma medalha de prata comemorativa preparada pela Basílica.

Porta Santa da Basilica de Sao Paulo Extramuros e selada 5

Por fim, uma tampa de bronze foi colocada em um recipiente de chumbo soldado e selado. Os tijolos foram assentados pelo Cardeal Arcipreste Harvey e o Arcebispo Ravelli, iniciando assim a fase final da alvenaria. A abertura foi então coberta com uma placa de mármore gravada com uma cruz. O rito de alvenaria concluiu-se com a oração do Pai Nosso e uma bênção. Na tarde desta sexta-feira, 16, será realizada a mesma cerimônia na Porta Santa da Basílica de São Pedro. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas