Gaudium news > Pontifícias Obras Missionárias celebram seus 60 anos na Coreia

Pontifícias Obras Missionárias celebram seus 60 anos na Coreia

A Conferência Episcopal Coreana promoveu uma cerimônia festiva para comemorar esta importante marca para a Igreja Católica no país.

Pontificias Obras Missionarias celebram seus 60 anos na Coreia

Coreia do Sul – Seul (02/04/2025 10:42, Gaudium Press) As Pontifícias Obras Missionárias (POM) completaram 60 anos atuando na Coreia. Para celebrar esta efeméride, o presidente da Conferência Episcopal Coreana, Dom Mathias Iong-hoon Ri, presidiu uma Santa Missa na Catedral de Myeongdong, em Seul.

A cerimônia contou com a presença de vários prelados, sacerdotes, ex-diretores das POM, religiosas, missionários leigos e centenas de fiéis. O Arcebispo Emilio Nappa, Secretário Geral do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano e ex-Presidente das POM, ficou encarregado da homilia, na qual recordou a singularidade da Coreia, uma nação onde a Fé criou raízes espontaneamente antes da chegada dos missionários.

Corajosa perseverança dos primeiros cristãos coreanos

Dom Nappa elogiou a corajosa perseverança dos primeiros cristãos coreanos, que, apesar da dura perseguição, guardaram sua Fé com a esperança da vida eterna. Ele também agradeceu a Deus por todos aqueles que serviram as POM coreanas ao longo de sua história. Por fim, exortou aos fiéis presentes para que rezem com a mesma Fé inabalável que animava seus ancestrais.

Já o Cardeal Andrew Soo-jung Yeom, Arcebispo Emérito de Seul, aproveitou o momento de seu discurso para analisar o desenvolvimento das POM na Coreia, recordando que foram criadas no dia 29 de junho de 1965, como ‘Pontifícia Comissão para a Propagação da Fé’. Ao longo desses sessenta anos, a Igreja na Coreia evoluiu de uma ‘Igreja receptora’ para uma ‘Igreja doadora’, refletindo o espírito missionário de um povo que compartilhou sua Fé e recursos com os mais necessitados.

Pontificias Obras Missionarias celebram seus 60 anos na Coreia 2

Encontro com o Núncio Apostólico na Coreia

A visita de Dom Emilio Nappa teve início no dia 26 de março, data na qual ele se encontrou com o Núncio Apostólico na Coreia, Monsenhor Giovanni Gaspari. Durante sua estadia, participou de diversas Santas Missas, encontros com religiosos e leigos e celebrou eventos de importância pastoral em diferentes Dioceses do país. Além disso, esteve no Seminário Maior de Daegu, no Museu do Martírio e no Santuário Mariano de Namyang.

Ao final do evento, foi lida uma mensagem de bons votos à Igreja Coreana e realizada a entrega de presentes, incluindo uma reprodução em madeira da Cruz dada por São João Maria Vianney à Beata Paulina Jaricot, e Santos Rosários Missionários, como símbolos de compromisso com a missão universal. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas