Polonês presenteia Papa Leão com cavalo puro-sangue árabe
Antes da Audiência Geral desta quarta-feira, um polonês doou um cavalo puro-sangue árabe ao Papa Leão XIV, declarando ter-se inspirado pela imagem do Pontífice agostiniano montado a cavalo durante sua visita ao Peru.
Foto: Vatican news/ Vatican Media
Redação (15/10/2025 09:50, Gaudium Press) Outros já haviam agraciado o Papa Leão XIV com uma motocicleta branca e um automóvel elétrico. Hoje, 15 de outubro de 2025, o Pontífice recebeu como presente um cavalo branco de linhagem nobre. Proton, um exemplar puro-sangue árabe, foi doado a Leão XIV por Andrzej Michalski, proprietário e fundador do Haras Michalski, sediado em Kołobrzeg-Budzistowo, Polônia.
Uma inspiração oriunda de uma imagem do Peru
“Ao contemplar as fotografias do então futuro Papa montado a cavalo durante sua visita ao Peru, concebi a ideia de presentear-lhe um magnífico cavalo árabe — um animal digno de sua dignidade, e de pelagem branca, em harmonia natural com a batina papal”, declarou Michalski ao Vatican News.
Ele explicou que tal gesto representava sua forma de manifestar gratidão e atender ao apelo pontifício de fortalecer o amor mediante ações concretas. O pai do cavalo Proton veio dos Estados Unidos, enquanto sua mãe foi adquirida de uma princesa da Jordânia. O equino nasceu no renomado Haras Janów Podlaski, tendo sido adquirido por Michalski ainda como potro e criado em seu próprio estabelecimento. “O cavalo exibe um movimento elegante e uma beleza excepcional”, asseverou o criador.
Um encontro alegre
O presente foi entregue ao Papa pouco antes da Audiência Geral desta quarta-feira. “O Papa ficou muito feliz; conduzimos o cavalo juntos. Ele ficou encantado e nós ficamos muito felizes”, contou o Sr. Michalski.
Durante o encontro, foi igualmente lida uma carta na qual o proprietário descrevia as atividades de seu haras e solicitava uma bênção por ocasião do 30º aniversário da instituição, a ser celebrado no próximo ano.
Um gesto inspirado nas palavras do Papa
Em sua carta ao Santo Padre, o Sr. Michalski referiu-se à mais recente Exortação Apostólica do Papa, Dilexi te, citando:
“O amor e as convicções mais profundas devem ser alimentados, e isso faz-se com gestos. Permanecer no mundo das ideias e das discussões, sem gestos pessoais, frequentes e sinceros, será a ruína dos nossos sonhos mais preciosos”.
Em sua carta, o Sr. Michalski escreveu: “Ao atender a este apelo, gostaria de pedir que meu gesto contribua para a realização das missões que Vossa Santidade empreende para o mundo de hoje e para a Igreja, de acordo com seu carisma e responsabilidade.”
O Haras Michalski não é apenas um local para criação, treinamento e competições de cavalos, mas também administra um centro de equoterapia, uma forma de terapia que utiliza o movimento rítmico de um cavalo para estimular os sistemas sensorial, neuromotor e cognitivo.
Com informações Vatican News
Deixe seu comentário