Gaudium news > Pesquisa revela perfil dos sacerdotes ordenados em 2021 nos Estados Unidos

Pesquisa revela perfil dos sacerdotes ordenados em 2021 nos Estados Unidos

O estudo foi realizada pelo Centro de Pesquisa Aplicada no Apostolado da Universidade de Georgetown, EUA.

Pesquisa revela perfil dos sacerdotes ordenados em 2021 nos Estados Unidos 1

Estados Unidos – Washington (26/04/2021 12:49, Gaudium Press) Todos os anos, a pedido do Comitê para o Clero, Vida Consagrada e Vocações da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos, o Centro de Pesquisa Aplicada no Apostolado da Universidade de Georgetown, Estados Unidos, realiza um levantamento sobre a origem, vocação e formação dos novos sacerdotes.

A pesquisa deste ano foi enviada entre os dias 15 de janeiro e 13 de março de 2021 aos 472 sacerdotes ordenados ou em preparação para a ordenação em 2021, recebendo 346 respostas.

Sacerdotes diocesanos e religiosos

Dentre os sacerdotes ordenados, 261 são diocesanos e 83 são religiosos. No total, 119 dioceses e eparquias estão representadas, sendo a maioria proveniente das Arquidioceses de Chicago (9), Los Angeles (7) e Cincinnati e Miami (6 cada). Já entre os sacerdotes religiosos, a maior parte é proveniente da Companhia de Jesus (13) e da Ordem dos Pregadores (8).

Pesquisa revela perfil dos sacerdotes ordenados em 2021 nos Estados Unidos 2

Origem dos sacerdotes

Segundo a pesquisa, 65% dos ordenandos são caucasianos, 16% são latinos hispânicos, 10% são asiáticos, nativos das ilhas do Pacífico ou nativos do Havaí e 6% são africanos ou afro-americano. Dentre os países de origem mais comum entre os ordenandos nascidos fora dos EUA estão México, Vietnã, Filipinas e Polônia.

Batismo e conversão

Outro dado revelado pelo estudo é o de que 92% dos ordenandos foram batizados na Igreja Católica quando eram recém-nascidos. A idade média de conversão para os que vieram posteriormente ao catolicismo é de 20 anos. Além disso, 82% vêm de famílias onde ambos os pais eram católicos e 30% têm ou tiveram parente sacerdote ou religioso.

Chamado ao sacerdócio

A idade média na qual os ordenandos consideraram o sacerdócio pela primeira vez é a de 17 anos. A maior parte, 93%, foi incentivada a considerar o sacerdócio por alguém que conheciam, geralmente o pároco, um amigo ou outro paroquiano. Quase metade dos ordenandos, 47%, afirmou ter sido desencorajado por uma ou mais pessoas, na maioria das vezes, por um membro da própria família, um amigo ou colega de classe.

Pesquisa revela perfil dos sacerdotes ordenados em 2021 nos Estados Unidos 3

Estudos primários e superiores

Sobre a educação, 6% dos ordenandos afirmou ter sido educado em casa por pelo menos nove anos. Entre 38% e 44% de todos os ordenandos frequentaram uma escola primária, faculdade ou universidade católica. Além disso, 62% afirmou ter participado de um programa de educação religiosa em sua paróquia.

Participação em atividades religiosas antes do chamado vocacional

Antes do chamado vocacional, 74% participavam da Adoração Eucarística, proporção semelhante rezava o Terço; 41% participaram de grupos de oração, 39% participaram de retiros no colégio e 29% participaram de retiros universitários. Quase metade de todos os ordenados participou de um grupo de jovens em suas paróquias.

Pesquisa revela perfil dos sacerdotes ordenados em 2021 nos Estados Unidos 4

Proximidade com a Diocese ou instituto religioso

A maior parte dos ordenados diocesanos viveu ao menos dezoito anos na diocese ou eparquia na qual foram ou serão ordenados. Já os ordenandos nos institutos religiosos conheciam os membros de sua Congregação pelo menos sete anos antes de entrar no seminário. Por fim, 60% concluiu um bacharelado ou pós-graduação antes de entrar no seminário. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas