Peru: urna da Virgem da Porta permanece intacta após atentado com explosivos
Em meio ao caos e aos escombros, um fato inesperado surpreendeu os moradores: uma urna contendo uma réplica da Virgem da Porta permaneceu totalmente intacta, enquanto dezenas de famílias tiveram suas portas e janelas destruídas.
Foto: screenshot/ Facebook/ montagem
Redação (19/08/2025 09:42, Gaudium Press) Um violento atentado explosivo ocorreu na cidade de Trujillo, uma das cidades no norte do Peru onde esteve o Papa Leão XIV, na noite de 14 de agosto. A explosão deixou pelo menos dez feridos e causou danos em mais de 90 residências.
Mas, em meio ao caos e aos escombros, um fato inesperado surpreendeu os moradores: uma urna contendo uma réplica da Virgem da Porta permaneceu totalmente intacta, enquanto, segundo o Ministério da Habitação, dezenas de famílias tiveram suas portas e janelas destruídas, e várias casas agora correm risco de desabar. O Ministro do Interior Carlos Malaver confirmou que o atentado estaria relacionado a uma disputa entre gangues criminosas ligadas à mineração ilegal. “A hipótese sustenta que se trata de um confronto entre grupos criminosos, e não de um caso de extorsão direta”, afirmou.
De acordo com a investigação preliminar da polícia, os criminosos teriam usado entre 15 e 20 cartuchos de emulsão, um explosivo comumente usado em minas clandestinas. O governo prometeu ajudar as vítimas, com a substituição de portas e janelas, bem como um plano de reconstrução para as casas mais afetadas.
Entre as vítimas, a família de Ana María Almadoz viveu um momento que ela descreve como milagroso. Em sua casa destruída pela explosão, apenas uma coisa permaneceu intacta: a urna com a imagem da Virgem da Porta, herdada de seu pai há mais de trinta anos: “Todos os quartos, banheiros e grandes janelas foram destruídos. Mas o que mais nos surpreendeu foi que o vidro da Virgem, que é antigo e muito fino, não se quebrou. Para nós, isso é um milagre”, disse a Sra. Almadoz à imprensa peruana e acrescentou “Somos muito devotos da Virgencita. Ela sempre nos acompanha e agora sentimos que ela nos protegeu. Esse fato renova nossa fé”. Ela contou que foi sua filha quem percebeu que a urna estava intacta: “Como tudo estava escuro, não percebemos imediatamente, mas depois minha filha me disse: ‘A Virgem não sofreu nenhum dano’. Para nós, é um milagre também que os cacos de vidro não tenham ferido minha filha, que estava em seu quarto no momento da explosão.”
O principal santuário da Virgem da Porta está em Otuzco, cidade situada aproximadamente 75 quilômetros a nordeste de Trujillo.
Com informações infobae
Deixe seu comentário