Peregrinos ganham novo caminho para chegar à Basílica Vaticana
O objetivo da nova rota é o de oferecer aos fiéis “uma rota mais segura e acolhedora para o coração do cristianismo”, melhorando a acessibilidade e a experiência dos peregrinos.
Cidade do Vaticano (08/04/2025 14:26, Gaudium Press) No último sábado, 5 de abril, foi inaugurado em Roma um percurso para pedestres, com aproximadamente um quilômetro de extensão, que liga a Estação Ferroviária São Pedro, em Roma, à Basílica do Vaticano, bem ao lado de uma das entradas laterais da Cidade do Vaticano.
A rota, que foi inaugurada pelo prefeito de Roma, Roberto Gualtieri, atravessa a pitoresca ‘Passeggiata del Gelsomino’ (Passeio do Jasmim), continuando ao longo da Via della Stazione Vaticana e da Via di Porta Cavalleggeri até a Piazza del Sant’Uffizio. “Essa intervenção tem uma característica única. Temos um vizinho bastante importante e, naturalmente, eu queria expressar a ele nossa saudação e nossa alegria em saber que ele está em casa depois de uma provação exigente”, afirmou Gualtieri.
Melhora na acessibilidade e experiência dos peregrinos
Foi realizado um investimento de 2,6 milhões de euros na execução deste projeto, que tem por objetivo oferecer aos fiéis “uma rota mais segura e acolhedora para o coração do cristianismo”, melhorando a acessibilidade e a experiência dos peregrinos.
As obras incluíram o alargamento das calçadas ao longo da Via della Stazione Vaticana, a pavimentação da conexão entre o ‘Passio do Jasmim’ e as calçadas ao longo dos Muros do Vaticano, a instalação de pilaretes nos degraus da Rampa Aurelia, o recapeamento da superfície da estrada e o arranjo da área de estacionamento, a manutenção das áreas verdes ao longo dos Muros do Vaticano na Via di Porta Cavalleggeri, a restauração das calçadas de sanpietrini até a Piazza del Sant’Uffizio.
O prefeito afirmou durante o evento que “com esta inauguração, mais uma parte do trabalho muito importante é realizado neste quadrante, que começou com a Via Ottaviano”. Na Piazza del Sant’Uffizio, as obras “permitiram, rebaixando o nível da rua e sem danificar essa parte das paredes, que os pedestres usassem esse acesso ao Vaticano, que se tornou mais racional”. (EPC)
Deixe seu comentário