Gaudium news > Peregrinos do Santuário de Fátima poderão lucrar indulgência do Ano Jubilar

Peregrinos do Santuário de Fátima poderão lucrar indulgência do Ano Jubilar

A indulgência jubilar é uma graça concedida pelo Papa aos que empreendam uma piedosa peregrinação a qualquer lugar sagrado do Jubileu e aí participem devotamente de uma Santa Missa.

Peregrinos do Santuario de Fatima poderao lucrar indulgencia do Ano Jubilar 2

Fátima – Portugal (14/02/2025 12:31, Gaudium Press) Os católicos que, durante o ano de 2025, peregrinarem até o Santuário português de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, poderão receber a indulgência jubilar. Isso acontece pois o Bispo de Leiria-Fátima, Dom José Ornelas, assinou um decreto declarando o Santuário de Fátima como Santuário Jubilar.

Peregrinação aos Santuários

No documento, assinado no dia 2 de fevereiro, o prelado explica que a peregrinação é um elemento determinante na vivência do ano jubilar e que o Papa Francisco tem se referido aos Santuários como “lugares sagrados de acolhimento e espaços privilegiados para gerar esperança”.

O Departamento de Acolhimento e Pastoral do Santuário de Fátima preparou um documento no qual são destacados os âmbitos de concessão da indulgência jubilar que têm particular afinidade com o Santuário de Fátima, consideradas quer a sua natureza e a sua missão, quer a sua condição de Santuário Jubilar.

Peregrinos do Santuario de Fatima poderao lucrar indulgencia do Ano Jubilar 1

O que é a indulgência jubilar?

A indulgência jubilar é uma graça concedida pelo Papa aos que empreendam uma piedosa peregrinação a qualquer lugar sagrado do Jubileu e aí participem devotamente de uma Santa Missa, da celebração da Palavra de Deus, da Via Sacra, da recitação do Santo Rosário Mariano ou de celebrações penitenciais que sejam concluídas com confissões individuais.

Dentre os requisitos para a obtenção da indulgência jubilar estão o de visitar devotamente o Santuário e aí dedicar um período de tempo apropriado à Adoração Eucarística e à Meditação, concluindo com um Pai-Nosso, a Profissão de Fé e invocações a Nossa Senhora pedindo para que todos possam “experimentar a proximidade da mais afetuosa das mães, que nunca abandona os seus filhos”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas