Penitenciaria Apostólica promove curso sobre Sacramento da Confissão para leigos
Esta é a segunda edição da iniciativa, através da qual se espera que os fiéis não tenham receio de “mergulhar nos braços do amor misericordioso de Deus no sacramento da confissão”.
Foto: Vatican Media.
Cidade do Vaticano (26/10/2023 12:29, Gaudium Press) A Penitenciaria Apostólica iniciou um curso de formação destinado para leigos com o objetivo de “ajudá-los a redescobrir este sacramento, muitas vezes esquecido ou mal compreendido”. Intitulado como ‘Celebrar o Sacramento da Reconciliação, hoje’, o seminário foi iniciado na tarde desta quinta-feira, 26, e se prolongará até amanhã.
Criação do curso foi incentivada pelo próprio Papa Francisco
Segundo Dom Krzysztof Nykiel, regente da Penitenciaria Apostólica, a proposta surgiu após inúmeros pedidos de leigos que se interessavam em participar do curso sobre este sacramento que há trinta anos é realizado pelo Tribunal da Misericórdia. Entretanto, o mesmo era voltado exclusivamente para sacerdotes. “Tivemos a ideia de tentar organizar mais uma iniciativa de formação, destinada a responder diretamente às necessidades dos penitentes”, explicou.
O prelado ressaltou ainda que o próprio Papa Francisco incentivou a criação de um curso destinado especialmente aos fiéis leigos. “A primeira edição celebrada em outubro do ano passado, teve um interesse significativo e por isso pretendemos repeti-la também este ano. Esperamos que possa se tornar um evento fixo. O seminário poderia ser também uma boa oportunidade para todos aqueles que exercem um ministério nas comunidades eclesiais”, afirmou Dom Nykiel.
‘Celebrar o Sacramento da Reconciliação, hoje’
O evento foi aberto com uma ‘lectio magistralis’ sobre o tema “Conversão: dom da graça e obra de liberdade”, ministrada pelo Cardeal Mauro Piacenza, penitenciário maior. Na sexta-feira, 27, Dom Nykiel tratará sobre o caminho que leva os fiéis do dever de confessar à graça da Confissão. Já Dom Marco Panero, filósofo moral, se aprofundará em um elemento central para uma boa confissão: o exame de consciência.
Ainda na sexta-feira, haverá uma exposição por parte do Padre Jaime Emilio González Magaña, professor da Universidade Gregoriana, que tratará sobre as diferenças entre o sacramento da Reconciliação e o acompanhamento espiritual. Na parte da tarde, será falado sobre a necessidade de uma maior presença do sacramento da Reconciliação nas diversas fases da catequese de iniciação cristã. Quatro pessoas darão seu testemunho sobre a alegria do encontro sacramental com o Pai Misericordioso. (EPC)
Deixe seu comentário