Gaudium news > Patriarca russo pede cessar-fogo para Natal ortodoxo

Patriarca russo pede cessar-fogo para Natal ortodoxo

O patriarca Kirill de Moscou, que aprova abertamente a guerra da Rússia contra a Ucrânia, anunciou que queria uma “trégua de Natal”.

Kyiv after Russian missile attack 2022 12 31 02.webp

Redação (05/01/2023 17:29, Gaudium Press) O site oficial da Igreja Ortodoxa Russa publicou hoje uma declaração do Patriarca da Igreja Ortodoxa Russa:

“Eu, Kirill, Patriarca de Moscou e de toda a Rússia, apelo a todas as partes envolvidas no conflito mortal para um cessar-fogo e estabelecer uma trégua de Natal das 12:00 do dia 6 de janeiro às 24:00 de 7 de janeiro, para que os ortodoxos possam comparecer às celebrações na véspera de Natal e no dia de Natal.”

O presidente da Rússia também fez uma declaração, publicada no site Kremlin.ru:

“Com base no fato de que um grande número de cidadãos que professa a religião ortodoxa vive nas áreas de combate, pedimos ao lado ucraniano que declare um cessar-fogo e lhes dê a oportunidade de assistir às celebrações religiosas na véspera de Natal, bem como no dia da natividade de Cristo”.

Entretanto, os Estados Unidos não têm muita confiança nesta trégua de Natal anunciada pela Rússia. O chefe de serviço de imprensa do Departamento de Estado dos EUA, Ned Price, declarou que “infelizmente, eles (russos) não nos deram nenhuma razão para acreditar em tudo o que eles oferecem”. Além disso, Price acrescentou que os Estados Unidos temem que a Rússia possa usar “qualquer pausa” nas hostilidades para reagrupar e descansar suas tropas.

A Ucrânia também não vai negociar com o lado russo sobre a proposta de trégua de Natal do presidente russo, Vladimir Putin. O anúncio foi feito pelo chefe do Conselho Nacional de Segurança e Defesa da Ucrânia, Oleksiy Danilov, no Canal 24.

Anteriormente, Mikhail Podolyak, assessor do chefe do Gabinete do Presidente da Ucrânia, observou que esta é “uma armadilha cínica e um elemento de propaganda”, e enfatizou que uma “trégua temporária” só pode começar depois da Rússia retirar suas tropas dos territórios ucranianos.

Curiosamente, após a proposta da “trégua de Natal”, as tropas russas bombardearam a cidade de Berislav, na região de Kherson, atingindo um prédio residencial, onde um menino de 12 anos e seus pais foram mortos.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas