Paraquedistas franceses homenageiam imagem de São Miguel Arcanjo
Paraquedistas franceses se reuniram diante da imagem de São Miguel Arcanjo, na França, para homenagear o seu padroeiro e pedir que a imagem do Arcanjo não seja retirada do espaço público
Redação (16/10/2022 08:40, Gaudium Press) A imagem de São Miguel Arcanjo da cidade francesa de Sables-d’Olonne continua a chamar a atenção depois que a justiça declarou que ela contraria a lei da laicidade do país e deve deixar a praça pública.
Há quase um ano, em novembro de 2021, a Associação Livre Pensamento, associação anticlerical francesa, solicitou à justiça a retirada da imagem de São Miguel Arcanjo, que se encontra na praça da cidade Sables-d’Olonne, no oeste da França.
Iniciativa anticlerical
Os anticlericais denunciaram que a imagem do Arcanjo fere a lei da laicidade que vigora no país, desde 1905, e proíbe que objetos religiosos ocupem os espaços públicos.
A imagem que ficava no pátio de um antigo colégio católico da cidade foi posta na praça diante da igreja de mesmo nome, há cerca de três anos.
O prefeito e grande parte da população lamentam que a imagem tenha que ser retirada e alegam que ela é também antes de tudo um símbolo cultural e histórico da localidade.
Porém, o tribunal de justiça da região decretou a retirada da imagem e recusou a justificativa de que ela seja um patrimônio histórico e cultural.
Jean-Michel Bruel, président de l’Amicale Sablaise des Parachutistes et Opérations extérieures – ASP OPEX explique ce que représente saint Michel pour les paras @lessables pic.twitter.com/erlwmOvdS1
— Iris BRIDIER (@IrisBridier) October 15, 2022
Paraquedistas se reúnem para homenagear São Miguel Arcanjo
No último sábado, 15 de outubro, a imagem de São Miguel que causa polêmica, foi especialmente homenageada pelos paraquedistas franceses.
Antigos combatentes de guerra, porta-estandartes e paraquedistas da região oeste e de toda a França foram à cidade de Sables-d’Olonnes para homenagear o seu padroeiro: o Arcanjo Miguel.
O presidente da associação de paraquedistas, Jean-Michel Bruel, declarou: “Não esqueçamos que o homem precisa de símbolos e ideais […] A estátua de São Miguel faz parte do nosso patrimônio comum.”
Marcha em homenagem ao Arcanjo
A marcha dos paraquedistas começou na praça da Liberdade, onde há o monumento dedicado aos mortos e local de assembléia da cidade, para em seguida ir até a imagem homenagear São Miguel Arcanjo, o padroeiro dos militares.
Na praça de São Miguel, em frente à igreja de mesmo nome, os participantes da marcha se reuniram para a apresentação de alguns discursos em defesa do Arcanjo. Depois, todos entoaram o hino a São Miguel: “A oração dos paraqueditas”.
La prière des parachutistes résonne aux Sables d’Olonne. #SaintMichel pic.twitter.com/kOesrS1NFi
— Boulevard Voltaire (@BVoltaire) October 15, 2022
A prefeitura continua decidida a lutar pela permanência da imagem
O prefeito da cidade, Yannick Moreau, agradeceu aos paraquedistas e a todos os que decidiram defender a figura de São Miguel, durante a manifestação.
Ele disse que a retirada da imagem é um ataque ao bom senso, visto que a igreja, a praça e o bairro levam o nome de São Miguel. Além disso, ele considera que é um ataque à cultura da França: “Se a república é laica, a França é cristã”, afirmou ele.
A batalha judicial deve continuar, pois a prefeitura fez apelo ao Conselho de Estado esperando que o bom-senso prevaleça e o ataque ao patrimônio simbólico e cultural da cidade cesse de existir, explicaram as autoridades. (FM)
Deixe seu comentário