Papa visitará a Córsega no dia 15 de dezembro
Pela terceira vez desde o início de seu pontificado, o Papa Francisco pisará em solo francês. Depois de Estrasburgo (2014) e Marselha (2023), ele fará sua 47ª viagem apostólica à diocese de Ajaccio para presidir a missa de encerramento de um congresso sobre religiosidade popular no Mediterrâneo.
Redação (23/11/2024 11:28, Gaudium Press) Neste sábado, 22 de novembro, a Sala de Imprensa da Santa Sé confirmou que Francisco visitará a costa oeste da Córsega. A visita de um Papa à ilha – localizada acima da Sardenha, no mar Tirreno, faz parte da França desde 1768 – é uma novidade histórica.
Após a recepção oficial no aeroporto de Ajaccio, por volta das 9h, Francisco irá ao Palais des Congrès da cidade, onde fará um discurso de encerramento do congresso sobre o tema “religiosidade popular no Mediterrâneo”. Em seguida, o Santo Padre será esperado na Catedral de Nossa Senhora da Assunção para fazer um segundo discurso e rezar o Angelus na companhia de bispos, sacerdotes e pessoas consagradas. Às 15 horas, o Pontífice presidirá uma missa na Place d’Austerlitz. Antes de partir para Roma, ele se encontrará com o presidente francês Emmanuel Macron no aeroporto de Ajaccio. Seu retorno a Roma está previsto para pouco depois das 19 horas.
O motivo da visita do Papa
O bispo de Ajaccio, que foi criado cardeal há um ano por Francisco, vê a visita do papa como resultado de sua proximidade geográfica e da importância da fé popular, uma alegria de crer expressa com simplicidade no espaço público. Em uma coletiva de imprensa, em Ajaccio, na quinta-feira, 21 de novembro, o bispo François-Xavier Bustillo enfatizou que “o papa não está vindo para mim. Ele não está vindo para o bispo. Ele não está vindo para o cardeal, mas para a Córsega e os corsos”.
O Cardeal Bustillo apresentou à imprensa o cartaz proposto pela diocese para a visita do Santo Padre. Nele lê-se em língua corsa “Papa Francescu in Corsica”, acima do tema da visita, “Jesus andou fazendo o bem”, extraído dos Atos dos Apóstolos (At 10,38), e uma representação da Virgem Maria, com as mãos voltadas para o céu, sobre um fundo turquesa.
Com informações Vatican news
Deixe seu comentário