Papa saúda Comunidade São Raimundo Nonato, padroeiro das gestantes e parteiras
São Raimundo Nonato, o “não-nascido”, foi retirado do ventre de sua mãe que falecera antes de dar à luz, por isso é o patrono das parteiras, gestantes, obstetras.
Cidade do Vaticano (22/08/2020, 14:30 – Gaudium Press) Por ocasião da Festa de São Raimundo Nonato que será celebrada no dia 31 de agosto e cuja novena inicia-se no dia de hoje, (22/08), o Papa Francisco enviou uma mensagem à comunidade do santuário São Raimundo Nonato, em Buenos Aires, onde ele recomenda aos casais que rezem a este santo quando desejarem ter um filho “Um hino à vida que está por vir”, diz Francisco.
São Raimundo Nonato –o “não nascido”– padroeiro das gestantes, das parteiras, dos obstetras
São Raimundo Nonato (“Nonato” é o mesmo que “não-nascido”, pois foi retirado do ventre de sua mãe que falecera antes de dar à luz) nasceu em Barcelona (Espanha) por volta do ano 1200.
Ele é considerado o padroeiro das gestantes e das parturientes e também é o padroeiro das parteiras e obstetras, devido às dramáticas circunstâncias em que veio ao mundo.
“… a graça, a paz, a saúde e a fertilidade serão abundantes”
Fazendo referência à novena patronal que se início neste sábado, 22 de agosto, o Pontífice deseja aos fiéis da comunidade de São Raimundo Nonato “uma bela celebração”, não obstante as restrições devidas à Covid-19: “Estou certo – diz ele – que a graça, a paz, a saúde e a fertilidade serão abundantes”.
O lema que acompanha as celebrações deste ano é “Junto a São Raimundo Nonato abraçamos a esperança”. Cada dia será marcado por um momento de oração à noite. Em 31 de agosto, às 19h30, a Eucaristia será presidida pelo cardeal primaz Mario Poli, arcebispo de Buenos Aires.
Um filho: um verdadeiro hino à vida que está por vir
Em sua mensagem, que foi manuscrita como se fosse uma carta, Francisco dirige-se ao Pe. Rubén Ceraci afirmando que “Quando na Audiência algum casal me pede a bênção para a vinda de um filho digo-lhes que rezem a São Raimundo Nonato. E, se são argentinos, recomendo que façam uma visita ao Santuário da Via Cervantes”.
O Papa expressou sua proximidade com a comunidade do santuário que este mês “prepara as festividades” e afirmou: “Lembro-me dos meus encontros ali, naqueles dias de festa, as bênçãos das mães, filhos, casais que pedem um filho… um verdadeiro hino à vida que está por vir”.
“Que Jesus os abençoe e a Virgem Santa os cuide”
Em seguida, o Santo Padre desejou-lhes “uma bela celebração, este ano tão atípico devido às restrições contra a Covid-19, mas estou certo que a graça, a paz, a saúde e a fertilidade serão abundantes. Por favor, não se esqueçam de rezar por mim, eu faço isso por vocês”.
“Que Jesus os abençoe e a Virgem Santa os cuide”, concluiu. (JSG)
Deixe seu comentário