Papa nomeia nova Secretária para Comissão Pontifícia da América Latina
Emilce Cuda é nomeada pela Santa Sé para ocupar o cargo de Secretária da Comissão Pontifícia para a América Latina
Redação (18/02/2022 14:30, Gaudium Press) A Sala de Imprensa do Vaticano publicou nesta sexta-feira, 18 de janeiro, a nomeação de Emilce Cuda como a nova secretária da Comissão Pontifícia da América Latina.
Professora de Teologia na Argentina e nos Estados Unidos
A professora ocupava até então o cargo de Chefe de Escritório da Comissão desde 26 de julho de 2021 e passa a ser agora a nova secretária da Comissão Pontifícia da América Latina (CAL) juntamente com o professor Rodrigo Guerra López, também secretário.
A argentina Emilce Cuda, 57 anos, é professora de Teologia na Pontifícia Universidade Católica Argentina e da Universidade Americana Saint Thomas.
A professora tem um largo currículo universitário: é doutora em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica Argentina Santa Maria de Buenos Aires (UCA); estudou Filosofia na universidade de Buenos Aires (UBA); é professora-pesquisadora de Teologia Política na UCA, na UBA e na Universidade Nacional Arturo Jauretch (UNAJ).
Emilce Cuda também é professora convidada das universidades americanas de Boston College University, Northwestern University e da Paul University.
Outros cargos e publicações
No Celam (o Conselho Episcopal Latino-Americano) a recém-nomeada secretária participa da equipe profissional de consultores da área política e trabalhista. Ela também participa do grupo de especialistas internacionais do Programa da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
A secretária da Comissão Pontifícia da América Latina é autora de várias teses e livros que abordam temas como a democracia, o magistério da Igreja, a ética e a política.
Em 2016 escreveu o livro Para Leer A Francisco: Teología, ética y política (em tradução livre: Lendo Francisco: Teologia, ética e política).
A Pontifícia Comissão para a América Latina, é um organismo da Cúria Romana nascido em 1958. Sua principal função é orientar as Igrejas particulares na América Latina e estudar questões e problemas particulares destas igrejas.
A Comissão é presidida pelo cardeal Marc Ouellet, que é igualemnte prefeito da Congregação para os Bispos.(FM)
Com informações de Vatican News.
Deixe seu comentário