Papa nomeia Bispos para Januária (MG) e Afogados de Ingazeira (PE)
Dom Limacêdo Antonio da Silva foi nomeado Bispo de Afogados da Ingazeira e o Padre Geraldo Souza Rodrigues foi escolhido como novo Bispo da Diocese de Januária.
Redação (25/10/2023 10:09, Gaudium Press) Na manhã desta quarta-feira, 25, o Papa Francisco nomeou Bispos para as Dioceses brasileiras de Pernambuco e de Minas Gerais. Dom Limacêdo Antonio da Silva foi nomeado Bispo de Afogados da Ingazeira (PE) e o Padre Geraldo Souza Rodrigues foi escolhido como novo Bispo da Diocese de Januária (MG).
A nomeação de Dom Limacêdo Antonio da Silva, atual Bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, para a Diocese de Afogados de Ingazeira, no sertão pernambucano, ocorre após o Santo Padre aceitar o pedido de renúncia de Dom Egídio Bizol, por ter completado 75 anos, conforme previsto Direito Canônico.
Já a Diocese mineira de Januária está vacante desde dezembro de 2022, quando Dom José Moreira da Silva foi transferido para a Diocese de Porto Nacional (TO). O Padre Geraldo de Souza Rodrigues, atualmente pároco em Viçosa (MG), será o quinto Bispo da Diocese mineira.
Breve biografia de Dom Limacêdo Antonio da Silva
Nascido no dia 20 de setembro de 1960, em Nazaré da Mata (PE), Limacêdo Antônio da Silva cursou Filosofia no Instituto Filosófico Estrela Missionária, em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, e Teologia na Escola Teológica São Bento de Olinda, em Olinda. Possui mestrado em Dogmática na Universidade Pontifícia Gregoriana em Roma, na Itália e doutorado em Dogmática pela Universidade Pontifícia Gregoriana em Roma.
Sua ordenação sacerdotal ocorreu no dia 12 de dezembro de 1986, em Limoeiro (PE). No dia 4 de abril de 2018, foi nomeado pelo Papa Francisco como auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, tendo sido ordenado Bispo no dia 10 de junho do mesmo ano, em Nazaré da Mata (PE). Seu lema episcopal é: “Verbum carum factum est”, (O verbo de Deus se fez carne).
Breve biografia do Padre Geraldo de Souza Rodrigues
Nascido no dia 24 de outubro de 1963, em Porto Firme, município na Zona da Mata de Minas Gerais, Geraldo de Souza Rodrigues ingressou no Seminário Menor Nossa Senhora da Assunção de Mariana em 1978. Cursou Filosofia e Teologia no Seminário Maior São José de Mariana. Foi ordenado diácono no dia 28 de novembro de 1987 e sua ordenação sacerdotal ocorreu no dia 20 de maio de 1988.
Foi pároco nas paróquias São Domingos de Gusmão, em Diogo de Vasconcelos (MG); Nossa Senhora das Mercês, em Mercês (MG); São Sebastião, em Itabirito (MG); Sagrado Coração de Jesus, em Conselheiro Lafaiete (MG); Nossa Senhora das Brotas, em Entre Rios de Minas (MG); São José, em Paula Cândido (MG); e atualmente é pároco na paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Viçosa (MG). (EPC)
Deixe seu comentário