Papa nomeia bispo coadjutor para a Diocese de Serrinha, na Bahia
O novo bispo coadjutor é Dom Hélio Pereira dos Santos que, até agora era Bispo Auxiliar da Arquidiocese de são Salvador, na Bahia.
Cidade do Vaticano (16/10/2020, 09:10, Gaudium Press) Nesta sexta-feira, 16 de outubro, o Papa Francisco nomeou bispo coadjutor da Diocese de Serrinha (BA), dom Hélio Pereira dos Santos.
O novo bispo coadjutor é natural da cidade de Pão de Açúcar que fica na Diocese de Palmeira dos Índios, no Estado de Alagoas.
A formação de Dom Hélio Pereira
Dom Hélio, que nasceu em 18 de novembro de 1967, estudou Filosofia no Seminário Arquidiocesano de Maceió (1990-1992) e Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1993-1996).
Ele é também graduado em Letras pela Universidade Estadual de Alagoas. Especializou-se em História no Centro de Estudos Superiores de Maceió (CESMAC), tendo ainda se especializado no ensino da língua inglesa na Universidade Cândido Mendes.
O novo Bispo foi ordenado sacerdote em 19 de dezembro de 1996, tendo sido incardinando na Diocese de Palmeira dos Índios.
Cargos e funções exercidas por Dom Hélio Pereira
Desde sua ordenação sacerdotal, Dom Helio vem desempenhando vários cargos eclesiásticos.
Ele foi tesoureiro do Colégio São Vicente em Pão de Açúcar (AL); reitor do Seminário São João Maria Vianney em Palmeira dos Índios (AL); capelão de Nossa Senhora Aparecida na Paróquia São Vicente e da Divina Pastora na Paróquia Nossa Senhora do Amparo; vigário paroquial de Nossa Senhora da Saúde em Igaci (AL).
Dom Hélio foi ainda coordenador Diocesano de Pastoral, vigário geral, chanceler da Cúria, pároco de Bom Jesus dos Pobres em Quebrangulo (AL), membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores.
Além disso, o novo Bispo coadjutor foi professor na Fundação Estadual da Saúde em Sergipe, no Centro de Estudos Superiores de Maceió (CESMAC) e na Faculdade de Santo Tomás de Aquino em Palmeira dos Índios (AL).
Em 27 de abril de 2016, foi nomeado bispo auxiliar de Salvador (BA), recebendo a ordenação episcopal no dia 22 de julho seguinte.
Dentro do Regional Nordeste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) é responsável pela Comissão dos Diáconos. (JSG)
Deixe seu comentário