Papa no almoço com os pobres: encontramos a presença de Deus em cada pessoa
A criatura mais bela é aquela que criada à imagem e semelhança de Deus – que somos todos nós. E cada um de nós representa essa imagem de Deus – disse hoje Leão XIV durante um almoço com mais de 100 pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Fotoss: Vatican News/ Vatican Media
Redação (17/08/2025 11:31, Gaudium Press) Ao iniciar o almoço, o Papa agradeceu à Caritas da Diocese de Albano e ao seu bispo, Vincenzo Viva, por estar “em um lugar tão bonito, que nos lembra a beleza da natureza, da criação”, referindo-se ao Borgo Laudato si’, nos jardins de Castel Gandolfo. Nesse contexto, o Papa destacou que “a mais bela criatura é aquela que foi criada à imagem e semelhança de Deus – ou seja, todos nós”. Dirigindo-se a mais de 100 pobres reunidos para o almoço, o Santo Padre enfatizou que é importante lembrar sempre que é em cada um de nós que encontramos a presença de Deus.
Leão XIV destacou que a expressão da partilha dos dons é a Santa Missa, da qual também participaram os pobres esta manhã. Durante a Eucaristia, repete-se o gesto de partir o pão, após o qual os apóstolos reconheceram Jesus. Da mesma forma, a refeição comum é um momento de “estar juntos, partilhar os dons que o Senhor nos deu”.
Cardápio local e “Dolce Leone”
O menu, preparado por cozinheiros locais, incluía: lasanha com legumes da horta, berinjelas assadas à parmegiana, assado de vitela com ervas silvestres, salada de frutas e, para finalizar, uma sobremesa tradicional da região, chamado “Dolce Leone”, em referência ao nome do Papa. Durante o almoço, os pobres puderam conversar livremente com o Santo Padre.
No final do almoço, o Papa agradeceu pelo convívio e pela oportunidade de compartilhar os dons do Senhor.
“Senhor, nós te agradecemos por todos os dons recebidos da tua Providência. Ajuda-nos a viver sempre a verdadeira caridade, unidos no teu amor, ajudando-nos uns aos outros e buscando sempre aqueles que talvez estejam mais distantes da nossa família. Abençoa a nós e a todos os nossos familiares”.
Deixe seu comentário