Papa não vai à Praça Espanha na Festa da Imaculada Conceição
Na solenidade da Imaculada Conceição,devido à emergência sanitária provocada pelo coronavírus, o Pontífice optou por realizar um ato privado de devoção.
Cidade do Vaticano (30/11/2020, 16:30, Gaudium Press) O pontífice não realizará este ano o tradicional ato de veneração pública à Imaculada Conceição, na Praça Espanha.
O que fará o Papa Francisco para expressar sua devoção à Virem Imaculada
“No dia 8 de dezembro, o Papa Francisco realizará um ato de devoção particular, confiando à Virgem a cidade de Roma, seus habitantes e tantos enfermos de todo o mundo”, diz o comunicado da Santa Sé.
A decisão do pontífice de não ir à Praça Espanha na tarde de 8 de dezembro para o tradicional ato de veneração à Imaculada Conceição foi provocada pela pandemia do coronavírus e tem como intuito evitar qualquer risco de contágio provocado pelos encontros pessoais, explica o comunicado da assessoria de imprensa vaticana.
A história e devoção dos Papas
No dia 8 de setembro de 1857, já tendo sido decretado o Dogma da Conceição Imaculada de Maria, o Papa Pio IX inaugurou o monumento da Imaculada Conceição, em Roma, na Praça Mignanelli, bem próximo à Praça Espanha.
Depois de passar quase um século, Pio XII iniciou a tradição de oferecer um buquê de flores à Virgem, depositado ao pé do monumento, todo dia 8 de dezembro.
O sucessor de Pio XII, João XXIII, em 8 de dezembro de 1958, deixava pela primeira vez o Vaticano levando para Maria algumas rosas brancas depositando-as aos pés do monumento da Imaculada, para, depois, passar pela Basílica de Santa Maria Mayor para fazer uma breve oração.
Daí nasceu um costume que continua até hoje. (JSG)
Deixe seu comentário