Papa Leão XIV visitará o Líbano ‘antes do final do ano’
O Papa Leão XIV está pensando em visitar o Líbano em sua primeira viagem internacional, com o objetivo de promover a paz e o diálogo no Oriente Médio.
Patriarca de Antioquia dos Maronitas, Cardeal Béchara Boutros Raï Foto: Vatican News
Redação (22/08/2025 09:58, Gaudium Press) O Arcebispo Paul Sayah, vigário-geral do Patriarcado Maronita, disse à BBC que o Vaticano está “estudando” a viagem, mas aguardando datas oficiais. Suas declarações ecoaram as do Cardeal Béchara Boutros Raï, Patriarca de Antioquia e de todo o Oriente da Igreja Maronita, que disse à Al-Arabiya que o papa “visitará o Líbano” antes de dezembro, embora a confirmação final ainda esteja a cargo de Roma.
“Estamos aguardando que o Vaticano anuncie a data exata”, acrescentou o líder da Igreja Maronita ao canal de televisão Al-Arabiya. No site da MTV libanesa, o jornalista Dany Haddad chegou a especificar — com vagas referências aos círculos presidenciais e patriarcais — que Leão XIV chegaria ao Líbano em 30 de novembro para uma visita de três dias.
Porém, o protocolo exige que as visitas de um Papa ao exterior sejam anunciadas simultaneamente pela Santa Sé, pela Igreja local e pelo Presidente da República do país que o acolhe. A notícia não pode ser anunciada de forma autônoma e independente por apenas uma dessas instituições. Portanto, até que esse triplo anúncio seja feito, “tudo o que se pode dizer sobre uma visita do Santo Padre ao Líbano é que os preparativos estão em andamento”.
Nos círculos jornalísticos, acredita-se que a Santa Sé ainda não anunciou a visita nem forneceu datas e detalhes por “prudência”. De fato, o Vaticano quer, antes de tudo, garantir o nível de segurança necessário para o bom funcionamento da visita, em um momento delicado que o país vive.
Com efeito, a situação continua tensa, com Israel realizando ataques quase diários na fronteira, o Hezbollah se recusando a se desarmar e o Líbano lutando contra o peso do colapso econômico e do fluxo de refugiados. No entanto, o país continua sendo a nação mais cristã do Oriente Médio, com cerca de um terço de sua população professando a mesma fé. O Arcebispo Sayah enfatizou o papel simbólico do Líbano à BBC, afirmando: “É um dos raros ambientes onde muçulmanos e cristãos convivem e se respeitam… então isso envia uma mensagem para a região.”
De qualquer forma, mesmo que a informação se confirmasse, o Líbano não seria o primeiro destino da viagem de Leão XIV fora da Itália, pois a primeira escala provavelmente seria Niceia (atual Iznik, Turquia), como parte das celebrações planejadas para o 1700º aniversário do Concílio Ecumênico de Niceia (325-2025). Caso se concretize, a visita coincidiria com a festa de Santo André, em 30 de novembro.
A presença do Papa no Líbano também teria aspectos pastorais e sociais, abordando as relações entre as forças políticas cristãs, a atenção aos grupos desfavorecidos, a valorização da vida monástica e visitas a “lugares sagrados” libaneses: o Vale Sagrado de Kadisha, coração da vida monástica maronita, Harissa, Annaya e outros grandes santuários. O momento culminante da visita seria uma missa em espaço aberto.
Com informações AICA e The Catholic Herald
Deixe seu comentário