Gaudium news > Papa Leão XIV retorna a Castel Gandolfo para breve visita

Papa Leão XIV retorna a Castel Gandolfo para breve visita

A assessoria de imprensa do Vaticano comunicou uma alteração de última hora na agenda do Sumo Pontífice, ocorrida na noite de segunda-feira. Leão XIV tem previsão de retorno ao Vaticano na tarde de terça-feira. Não há compromissos agendados.

Foto: Vatican News

Foto: Vatican News

Redação (09/09/2025 09:47, Gaudium Press) Uma declaração da Sala de Imprensa da Santa Sé anunciou na segunda-feira: “Esta noite, o Papa Leão viajará para o Palácio Barberini, em Castel Gandolfo, e continuará suas atividades a partir de lá amanhã, período durante o qual não há audiências agendadas”, acrescentando que: “O Papa retornará ao Vaticano na tarde de terça-feira”.

Leão XIV passou seu descanso de verão na antiga residência papal de 6 a 22 de julho. Ele se hospedou no Palácio Barberini, não no Palácio Papal, durante esse período. Para a celebração da Assunção de Maria, em 15 de agosto, ele retornou por alguns dias à propriedade. Em 5 de setembro, o Papa Leão inaugurou cerimonialmente a propriedade modelo “Borgo Laudato si’”. Este projeto, de 55 hectares, fazia parte do parque das vilas papais. Anteriormente, em 9 de julho, o novo papa celebrou sua primeira missa no parque. Esta missa seguiu o novo formulário do Vaticano, elaborado para a “preservação da criação”.

O Palazzo Barberini integra as Vilas Pontifícias em Castel Gandolfo. Até o pontificado de Bento XVI, o local serviu como residência do cardeal secretário de Estado, quando o papa se hospedava na residência de verão. O Papa Francisco, antecessor de Leão XIV, optou por não utilizar Castel Gandolfo para si. Ele abriu a vila papal como museu e, temporariamente, o parque para uso turístico, antes de iniciar o “Borgo Laudato Si”.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas