Papa Leão XIV inaugura ambulatório destinado aos pobres no Vaticano
O ato acontece dez anos após a abertura do Ambulatório Mãe da Misericórdia e às vésperas do Dia Mundial dos Pobres, que será celebrado neste domingo.
Cidade do Vaticano (14/11/2025 12:10, Gaudium Press) Após retornar da Universidade Lateranense, o Papa Leão XIV inaugurou nesta sexta-feira, 14, o Ambulatório São Martinho, sob a Colunata de São Pedro. O ato acontece dez anos após a abertura do Ambulatório Mãe da Misericórdia e às vésperas do Dia Mundial dos Pobres, que será celebrado neste domingo.
Assistência médica gratuita aos mais necessitados
Segundo comunicado do Dicastério para o Serviço da Caridade, trata-se de duas novas salas equipadas com tecnologia de ponta e do novo serviço de radiologia, que permitirá diagnosticar de forma rápida e precisa diversas patologias, frequentemente negligenciadas por quem vive na pobreza, possibilitando o início imediato de tratamentos adequados.
O Ambulatório oferecerá diariamente assistência médica gratuita àqueles que vivem em situação de indigência, exclusão social ou dificuldade. A estrutura, realizada em colaboração com a Direção de Saúde e Higiene do Governatorato da Cidade do Vaticano, permitirá um acompanhamento completo das pessoas que solicitam assistência, devolvendo assim a dignidade aos pobres que batem à porta da Esmolaria.
Mais de 100 mil atendimentos médicos
Mensalmente, o ambulatório da Esmolaria Apostólica presta mais de 2 mil atendimentos médicos de forma totalmente gratuita, contando com mais de 120 voluntários, entre médicos, enfermeiros e técnicos de saúde. Ali já foram oferecidos gratuitamente aos mais necessitados 102.060 atendimentos médicos e distribuídas 141.200 embalagens de medicamentos.
Com os dois ambulatórios, será possível continuar garantindo aos pobres consultas médicas gerais e especializadas, atendimentos odontológicos, exames de sangue e radiológicos, além da doação de próteses dentárias removíveis, óculos e aparelhos auditivos. Além disso, os medicamentos prescritos serão entregues diretamente, e sempre de forma gratuita, aos que deles necessitam. (EPC)








Deixe seu comentário