Gaudium news > Papa Leão XIV faz convite para se redescobrir a alegria de evangelizar

Papa Leão XIV faz convite para se redescobrir a alegria de evangelizar

Ao receber os participantes da Assembleia Plenária do Dicastério para a Doutrina da Fé, o Pontífice fez um apelo à proclamação do Evangelho sem “autopromoção ou particularismo”.

Papa Leao XIV convida a redescobrir a alegria de evangelizar 3

Cidade do Vaticano (29/01/2026 10:01, Gaudium Press) Na manhã desta quinta-feira, 29, o Papa Leão XIV recebeu em audiência , na Sala Clementina, no Vaticano, os participantes da assembleia plenária do Dicastério para a Doutrina da Fé. Em seu discurso, o Santo Padre afirmou ter plena consciência do precioso serviço que eles prestam e lhes agradeceu “pela preciosa contribuição que oferecem à vida e à obra do Dicastério e de toda a Igreja, especialmente quando essa contribuição é oferecida de maneira humilde e discreta”.

Citando a Constituição Apostólica ‘Praedicate Evangelium’, o Pontífice recordou que o objetivo desse Dicastério é o de «ajudar o Romano Pontífice e os Bispos no anúncio do Evangelho em todo o mundo, promovendo e tutelando a integridade da Doutrina Católica sobre a Fé e a Moral, como a recebe do depósito da Fé e resulta de um entendimento cada vez mais profundo do mesmo face às novas questões».

Papa Leao XIV convida a redescobrir a alegria de evangelizar 1

Oferecer aos fiéis uma palavra pronta e clara da Igreja

Leão XIV também manifestou sua gratidão pelos vários documentos produzidos nos últimos dois anos por esse Dicastério, com o propósito de “oferecer esclarecimentos sobre a doutrina da Igreja, por meio de indicações pastorais e teológicas sobre questões muitas vezes delicadas”. Ele ressaltou que esses trabalhos “certamente beneficiarão muito o crescimento espiritual do santo e fiel Povo de Deus”.

“No contexto das mudanças de época que estamos vivendo, eles oferecem aos fiéis uma palavra pronta e clara da Igreja, especialmente em relação aos muitos novos fenômenos que surgem no cenário da história. Além disso, dão orientações preciosas aos Bispos para o exercício de sua ação pastoral, bem como aos teólogos em seu serviço de estudo e evangelização”, destacou.

Papa Leao XIV convida a redescobrir a alegria de evangelizar 2

Ruptura geracional na transmissão da Fé Cristã

O Pontífice afirmou apreciar o fato dos participantes terem iniciado um debate sobre o tema da transmissão da Fé, ressaltando que este é um “assunto de grande urgência em nosso tempo”. Não podemos “ignorar que, nas últimas décadas, ocorreu uma ruptura na transmissão geracional da Fé Cristã no povo Católico e que, sobretudo nos contextos de evangelização antiga, aumenta o número daqueles que não consideram mais o Evangelho como um recurso fundamental para sua existência, especialmente entre as novas gerações”.

“Na verdade, não são poucos os jovens que vivem sem nenhuma referência a Deus e à Igreja e, se por um lado isso causa dor em nós que cremos, por outro lado deve nos levar a redescobrir a ‘doce e reconfortante alegria de evangelizar’, que está no próprio coração da vida e da missão da Esposa de Cristo”, sublinhou.

Papa Leao XIV convida a redescobrir a alegria de evangelizar 4

Ser uma Igreja que não olha apenas para si mesma

Recordando sua fala no último Consistório Extraordinário, Leão XIV seu desejo de “uma Igreja que não olha apenas para si mesma, mas que olha para além, para os outros, que é missionária; uma Igreja que anuncia o Evangelho, sobretudo através do poder da atração, como reiteraram várias vezes os meus predecessores Bento XVI e Francisco. A Igreja anuncia Cristo, sem protagonismo ou particularismo, e nela cada um é e deve se reconhecer sempre e somente como ‘um trabalhador simples e humilde na vinha do Senhor’”, concluiu. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas