Gaudium news > Papa Leão XIV batiza 20 crianças

Papa Leão XIV batiza 20 crianças

Neste domingo, 11 de janeiro de 2026, o Papa Leão XIV presidiu à primeira Missa do Batismo do Senhor do seu pontificado, na Capela Sistina, durante a qual administrou o Sacramento do Batismo a 20 recém-nascidos, filhos de funcionários do Vaticano.

Foto: Vatican News

Foto: Vatican News

Redação (11/01/2026 11:05, Gaudium Press) Dando continuidade a uma tradição iniciada em 1981 pelo Papa João Paulo II, Leão XIV batizou 20 filhos de funcionários do Vaticano na Capela Sistina. A administração do Sacramento ocorreu durante a Missa do Batismo do Senhor.

O Santo Padre iniciou sua homilia, enfatizando como este Batismo, sinal concreto da entrada de Jesus na história, é um momento em que Ele “vem ao encontro da vida de cada um com coração aberto e humilde”, e que, por meio deste encontro, “Ele procura o nosso olhar com o seu, cheio de amor, e dialoga conosco, revelando-nos a Palavra da salvação”. Ele inaugura, assim, “um tempo novo e inesperado”. João Batista reconhece isso imediatamente e pergunta: “Eu preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?” Dessa forma, Jesus se coloca em um lugar que não imaginaríamos: “Ele é o Santo entre os pecadores, que quer habitar entre nós sem manter distância, assumindo, pelo contrário, até o fim tudo o que é humano”.

“Aquele que é batizado por João no Jordão faz deste gesto um novo sinal de morte e ressurreição, de perdão e comunhão. Eis o Sacramento que celebramos hoje para estas vossas crianças: porque Deus as ama, elas tornam-se cristãs, nossos irmãos e irmãs”, ressaltou o Papa.

Dirigindo-se aos pais, Leão XIV destacou a responsabilidade e a beleza de transmitir a fé aos filhos desde o início da vida. “Assim como vocês, pais, lhes deram a vida, agora lhes dão o sentido para vivê-la: a fé”, observou o Santo Padre. Ele enfatizou ainda que, quando sabemos que algo é essencial, procuramos dá-lo às pessoas que amamos. Por exemplo, roupas e comida para crianças. No entanto, ainda mais importante do que comida ou roupa — que são necessárias para a vida — a fé é essencial, “porque com Deus a vida encontra a salvação”. E “o amor providente de Deus por seus filhos se manifesta através dos pais, que pedem fé para seus filhos”.

No futuro, destacou o Papa, chegará o dia em que os filhos “serão pesados ​​para serem segurados nos braços; e chegará também o dia em que serão eles que sustentarão vocês”. O Papa desejou que o Batismo fortaleça os laços familiares e que “santifique em todos os tempos todas as suas famílias, dando força e constância ao afeto que os une”.

O Papa concluiu sua homilia, explicando o verdadeiro significado dos gestos realizados durante o batismo: a água da pia batismal como purificação do Espírito de todo pecado; a túnica branca, uma nova vestimenta que Deus Pai nos concede para a celebração eterna do seu Reino; a vela acesa do círio pascal, que simboliza a luz de Cristo ressuscitado que ilumina o caminho da fé. Aos pais, chamados a dar continuidade à caminhada de fé do recém-batizado, que o Senhor acompanhe sempre os seus passos.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas