Papa Leão XIV aparece de surpresa na abertura do Jubileu dos Jovens
A cerimônia inaugural foi presidida por Dom Rino Fisichella, pro-prefeito do Dicastério para a Evangelização e responsável pela organização do Jubileu.
Cidade do Vaticano (30/07/2025 15:20, Gaudium Press) Por volta de 120 mil jovens se reuniram na Praça São Pedro, no Vaticano, para participar da Santa Missa de abertura do Jubileu dos Jovens. A celebração eucarística, realizada na noite de terça-feira, 29 de julho, foi presidida por Dom Rino Fisichella, pro-prefeito do Dicastério para a Evangelização e responsável pela organização do Jubileu.
Precisamos ser construtores de paz todos os dias
Em sua homilia, o prelado refletiu sobre a Fé, ressaltando que ela “é um encontro, mas o primeiro que vem ao nosso encontro é Jesus. Ele vem até nós quando quer, como quer, no tempo estabelecido por Ele, não por nós. Nós somos chamados apenas a responder. Uma vez que percebemos que Ele vem ao nosso encontro, somos também chamados a caminhar em direção a Ele”.
Recordando que estamos todos vivendo “um período de grande violência” e que esta violência está presente não só em zonas de guerra, Dom Fisichella exortou aos jovens para que transmitam “a certeza da esperança de que o amor sempre vence, que a bondade supera a violência, e que precisamos ser construtores de paz todos os dias, na simplicidade da nossa vida”. E garantiu: “Se construirmos a paz, o mundo terá paz”.
Aparição surpresa do Papa Leão XIV
Ao término da Santa Missa, o Papa Leão XIV fez uma aparição surpresa na Praça São Pedro para saudar os jovens. O Pontífice percorreu os corredores da praça vaticana e toda a Via da Conciliação, a bordo do papamóvel, acenando e recebendo o afeto dos presentes, que o acolheram com grande alegria.
Em seguida, o Santo Padre se dirigiu aos jovens em três idiomas (inglês, italiano e espanhol) proferindo o seguinte discurso de acolhida: “Esperamos que todos vocês sejam sempre sinais de esperança! Nos próximos dias, vocês terão a oportunidade de ser uma força que pode levar a graça de Deus, uma mensagem de esperança, uma luz para a cidade de Roma, para a Itália e para todo o mundo. Caminhemos juntos com a nossa Fé em Jesus Cristo. E o nosso grito deve ser também pela paz no mundo”.
Programação do Jubileu dos Jovens
Leão XIV concluiu pedindo aos jovens para que rezem pela paz e sejam testemunhas da paz de Jesus Cristo. Entre os dias 30 e 31 de julho, os jovens vivenciarão momentos chamados ‘Diálogos com a cidade’. Já no dia 1º de agosto, será celebrado um ‘Dia Penitencial’, que preparará os participantes para o principal momento deste evento jubilar, a Festa e Vigília de Oração com o Santo Padre, programadas para o sábado, 2 de agosto. Por fim, no domingo, 3 de agosto, o Papa Leão XIV presidirá uma Santa Missa com os jovens. (EPC)
Deixe seu comentário