Gaudium news > Papa Leão XIV aceita renúncia do Núncio Apostólico em Portugal

Papa Leão XIV aceita renúncia do Núncio Apostólico em Portugal

O Arcebispo italiano, Decano do Corpo Diplomático em Portugal, planeja, entre o final de junho e o início de julho, deixar o país de forma definitiva.

Papa Leao XIV aceita renuncia do Nuncio Apostolico em Portugal 1

Lisboa – Portugal (23/05/2025 10:15, Gaudium Press) A Sala de Imprensa da Santa Sé informou que na manhã desta sexta-feira, 23, o Papa Leão XIV aceitou a renúncia de Dom Ivo Scapolo, 71 anos, do cargo de núncio apostólico (representante diplomático) da Santa Sé em Portugal.

Segundo divulgado pelo Vaticano, este pedido de renúncia foi apresentado através da possibilidade oferecida pelo artigo 20, 2, do Regulamento para as Representações Pontifícias, que autoriza estes representantes a anteciparem sua jubilação ao completar 70 anos de idade.

Dom Ivo Scapolo deixará Portugal definitivamente

De acordo com a Conferência Episcopal Portuguesa, o Arcebispo italiano, Decano do Corpo Diplomático em Portugal, planeja, entre o final de junho e o início de julho, “deixar Portugal definitivamente”.

Os Bispos portugueses manifestaram gratidão pela presença de Dom Ivo Scapolo, ao longo dos últimos seis anos, “como representante da Santa Sé junto da Igreja em Portugal e nas relações diplomáticas com o Estado Português”.

Papa Leao XIV aceita renuncia do Nuncio Apostolico em Portugal 2

Breve biografia de Dom Ivo Scapolo

Nascido em Pádua, no dia 24 de julho de 1953, Ivo Scapolo foi ordenado sacerdote em 4 de junho de 1978. O Arcebispo titular de Tagaste, ingressou no serviço diplomático da Santa Sé em 1984, exercendo missão nas representações pontifícias de Angola, Portugal, Estados Unidos e na seção para as Relações com os Estados da Secretaria de Estado do Vaticano.

Como núncio apostólico, representou a Santa Sé na Bolívia (2002-2008), Ruanda (2008-2011) e Chile (2011-2019). No dia 9 de agosto de 2019, o Papa Francisco nomeou Dom Ivo Scapolo, então com 66 anos, como núncio apostólico em Portugal, sucedendo Dom Rino Passigato, que havia apresentado sua renúncia após ter completado 75 anos, limite de idade estabelecido no Direito Canónico.

O que é um núncio apostólico?

Núncio apostólico é o representante diplomático permanente da Santa Sé – não do Estado da Cidade do Vaticano – que goza dos mesmos privilégios e imunidades que uma embaixada. A ele compete intermediar as relações diplomáticas entre a Santa Sé e as autoridades do país, além de gerir o processo de resignação, nomeação e alocação dos Bispos. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas