Papa Francisco se encontra com sacerdotes brasileiros em Roma
A maioria destes padres são estudantes, enviados por suas Dioceses ou Institutos Religiosos, para cursos, mestrados e doutorados nas universidades pontifícias de Roma.
Cidade do Vaticano (04/04/2024 10:09, Gaudium Press) Na manhã desta quinta-feira, 4 de abril, o Papa Francisco recebeu em audiência na Sala Clementina, no Vaticano, os sacerdotes dos Colégios Pio Brasileiro, Pio Latino-Americano e Mexicano. A maioria destes padres são estudantes, enviados por suas Dioceses ou Institutos Religiosos, para cursos, mestrados e doutorados nas universidades pontifícias de Roma.
Inicialmente o tema da reflexão foi o Amor, elemento primordial da vocação e central na vida dos sacerdotes. Segundo o Santo Padre, todo chamado tem suas raízes no amor divino, no qual Deus, em sua infinita bondade, escolhe seus filhos para um propósito específico, o serviço ao próximo.
Oração como essência do serviço sacerdotal
“Como todo homem, Deus nos chamou para sermos seus filhos e, entre eles, confiou-nos uma tarefa específica que nos aproxima mais dele: doar-nos pelos outros. São eles a nossa razão de ser, o objetivo de nosso amor, pois neles realizamos esse serviço que o Senhor nos pede”, destacou o pontífice argentino.
Em seguida, tratou sobre a essência do serviço sacerdotal, ressaltando a importância da oração como um meio essencial para permanecer em união com Deus e com aqueles a quem foram chamados a servir. “Todo homem, toda mulher, toda criança se apresenta aos meus olhos como membro daquele corpo místico cuja cabeça é Cristo”, afirmou.
Entrega total ao serviço de Deus e renúncia de si mesmo
Francisco também falou sobre a necessidade de uma entrega total ao serviço de Deus e do próximo, sublinhando a renúncia de si mesmo como uma parte do chamado sacerdotal, que se realiza através da oferta oblativa e eucarística. “Quando Jesus nos diz: ‘Podeis beber o cálice que eu vou beber?’ (Mt 20,22), Ele não busca uma mera disponibilidade teórica para o martírio, mas uma aceitação radical do fato de que estamos aqui para fazer a vontade dele e renunciar à nossa própria”, advertiu.
Por fim, recordou da importância da humildade, apresentando como uma virtude fundamental para os sacerdotes. “Não subestime o poder da intercessão daqueles que Deus colocou em seu caminho: seus formadores, seus colegas sacerdotes, as pessoas próximas a você. Em poucas palavras, confiem nas orações de todos os membros do povo fiel de Deus”, concluiu. (EPC)
Deixe seu comentário