Papa Francisco recebe em audiência a nova presidência do CELAM
Durante o encontro os Bispos conversaram com o Santo Padre tratando sobre as situações vividas no continente latino-americano e caribenho.
Cidade do Vaticano (11/09/2023 10:09, Gaudium Press) Os membros recém-eleitos que compõem a Presidência do Conselho Episcopal Latino-Americano e do Caribe (CELAM) foram recebidos em audiência privada pelo Papa Francisco na manhã desta segunda-feira, 11 de setembro.
Encontro com o Papa Francisco
Segundo Dom Jaime Spengler, presidente do CELAM, durante o encontro os Bispos foram ouvidos pelo Santo Padre sobre as situações vividas no continente latino-americano e caribenho. Além disso, foi um momento no qual os membros do CELAM puderam manifestar sua disposição em colaborar com o ministério pontifício.
“Trouxemos alguns aspectos da assembleia eclesial que nós, como continente, estamos experimentando ao longo dos últimos tempos. Isso certamente traz expectativas sobre como dar continuidade a este trabalho”, afirmou o Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Compreendendo a missão do CELAM
Seguindo as orientações dadas pelo Papa Francisco, Dom Jaime ressaltou que este é um momento de aprendizado que tem por principal objetivo compreender bem a missão do CELAM e que esta instituição pretende “ser uma presença cada vez mais efetiva e afetiva junto às conferências episcopais que compõem o continente latino-americano e caribenho”.
Por fim, Dom Jaime Spengler assegurou que, após este encontro com Francisco, o CELAM pretende seguir em frente apoiado pela Fé. “Certamente é o Espírito que anima, orienta, sustenta e inspira a Igreja. É também esse Espírito que nos sustenta, enquanto presidência, a cumprir o que a Assembleia Geral solicitou de nós para o próximo quadriênio”, concluiu.
Presidência do CELAM 2023-2027
A presidência do CELAM para o quadriênio 2023-2027 é composta: pelo pelo presidente, Dom Jaime Spengler; pelo primeiro vice-presidente, o Arcebispo de Maracaibo (Venezuela), Dom José Luis Azuaje Ayala; pelo segundo vice-presidente, o Arcebispo do Panamá, Dom José Domingo Ulloa Mendieta; pelo secretário-geral, o Bispo Auxiliar de Cuzco (Peru), Dom Lizardo Estrada Herrera; pelo presidente do Conselho de Assuntos Econômicos, o Bispo de São Pedro de Macorís (República Dominicana), Dom Santiago Rodríguez; e pelo Padre Brassesco. (EPC)
Deixe seu comentário