Papa Francisco prestará tradicional homenagem à Imaculada Conceição
A cerimônia, que ocorrerá no centro de Roma, no dia 8 de dezembro, será precedida por uma novena presidida por diversos Cardeais.
Roma – Itália (29/11/2024 12:05, Gaudium Press) No dia 8 de dezembro, o Papa Francisco presidirá a tradicional cerimônia de homenagem à Imaculada Conceição, na Praça de Espanha, localizada no centro de Roma.
A chegada do Pontífice está prevista para às 16h, sendo recebido pelo vigário geral, Cardeal Baldassare Reina, e pelo prefeito de Roma, Roberto Gualtieri. Diante da imagem de Nossa Senhora, o Santo Padre fará uma oração e deixará flores em sua base.
Na parte da manhã, os bombeiros romanos subirão ao topo do monumento, composto por uma coluna de 12 metros de altura, para colocar uma guirlanda de flores no braço da imagem de bronze da Santíssima Virgem.
Novena mais antiga dedicada à Imaculada Conceição
Os Frades Menores Conventuais da Basílica dos Santos XII Apóstolos estarão na praça, ao longo de todo o dia, para acolher os fiéis com cânticos e orações. Segundo o Padre Francesco Celestino, pároco e reitor da Basílica, “o dia 8 de dezembro é uma grande oportunidade de evangelização” e a participação dos fiéis na homenagem aumenta a cada ano.
A Basílica dos Santos XII Apóstolos iniciará nesta sexta-feira, 29 de novembro, a novena mais antiga dedicada à Imaculada Conceição, em Roma. Todos os dias, até 7 de dezembro, os fiéis se reunirão no templo para recitarem o Santo Rosário e as ladainhas. Logo depois, às 18h30, um Cardeal presidirá uma Santa Missa.
Santas Missas serão presididas por diversos Cardeais
A Missa desta sexta-feira, 29 de novembro, será presidida pelo prefeito do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, Cardeal João Braz De Aviz. No sábado, 30, será a vez do Cardeal Lazzarro You Heung-Sik, prefeito do Dicastério para o Clero. Já no dia 1º de dezembro será a vez do cardeal Mauro Gambetti, arcipreste da Basílica de São Pedro e vigário de Sua Santidade para a Cidade do Vaticano.
Na segunda-feira, 2 de dezembro, o Cardeal Dominique Mamberti, prefeito do Supremo Tribunal da Signatura Apostólica, celebrará a Santa Missa; em 3 de dezembro, será a vez do Cardeal Angelo De Donatis, penitencieiro-mor; a celebração da quarta-feira, 4, será presidida pelo Cardeal Claudio Gugerotti, prefeito do Dicastério para as Igrejas Orientais.
O Cardeal Fernando Vérgez Alzaga, presidente do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano, celebrará a Santa Missa do dia 5 de dezembro. Na sexta-feira, 6, será a vez do Cardeal Robert Francis Prevost, prefeito do Dicastério para os Bispos. A última Missa da novena será presidida, no sábado, 7 de dezembro, pelo Cardeal François-Xavier Bustillo, Bispo de Ajaccio.
No domingo, 8 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição, as Celebrações Eucarísticas estão marcadas para os horários das 9h e das 10h30; às 17h45 haverá a recitação do Santo Rosário e o canto das ladainhas; às 18h30, será celebrada a Santa Missa Solene, presidida pelo Secretário de Estado Vaticano, Cardeal Pietro Parolin e concelebrada pelo Cardeal Dominique Joseph Mathieu, Arcebispo de Teerã-Ispahan dos Latinos. (EPC)
Deixe seu comentário