Papa Francisco preside reunião do Conselho de Cardeais
O Papa Francisco está presidindo as reuniões do Conselho de Cardeais (C9) que ocorrem na Casa Santa Marta nesta semana
Redação (05/02/2023 17:30, Gaudium Press) Conforme informado pela Sala de Imprensa da Santa Sé, o Papa Francisco presidiu a reunião do Conselho de Cardeais, conhecido como C9, na Casa Santa Marta, no Vaticano, nesta segunda-feira e continuará amanhã.
O encontro de fevereiro tem por objetivo aprofundar o tema sobre o papel da mulher na vida da Igreja, assunto já abordado nas duas últimas reuniões do último encontro do C9, realizadas nos dias 4 e 5 de dezembro de 2023.
Na ocasião, o encontro contou com a intervenção de Irmã Linda Pocher, Irmã Lucia Vantini e do Padre Luca Castiglion, teólogos e professores. Além do papel feminino na Igreja, a reunião de dezembro abordou o conflito na Ucrânia e na Terra Santa, os trabalhos da COP28 em Dubai, as formas de prevenir abusos contra menores e vulneráveis. O encontro também permitiu discutir os resultados do Sínodo sobre a Sinodalidade em outubro e a “implementação” da Constituição Apostólica Praedicate Evangelium nas dioceses.
O Conselho de Cardeais foi criado pelo Papa Francisco em 28 de setembro de 2013, com o objetivo de auxiliá-lo no governo da Igreja e propor um projeto de revisão da Cúria Romana, este último realizado com a nova Constituição Apostólica Praedicate Evangelium, publicada em 19 de março de 2022. A primeira vez que o C9 se reuniu foi em outubro de 2013.
Em março de 2023, o Santo Padre decidiu renovar o C9 com novas nomeações. O atual Conselho de Cardeais é composto pelos cardeais Pietro Parolin, Fernando Vérgez Alzaga, Fridolin Ambongo Besungu, Oswald Gracias, Seán Patrick O’Malley, Juan José Omella Omella, Gérald Lacroix, Jean-Claude Hollerich e Sérgio da Rocha. O secretário é Monsenhor Marco Mellino, bispo titular de Cresima. O primeiro encontro do novo C9 aconteceu em 24 de abril. (FM)
Deixe seu comentário