Papa Francisco preside Missa de Domingo de Páscoa na Praça São Pedro
A cerimônia litúrgica contou com a presença de mais de sessenta mil fiéis, uma decoração com flores multicoloridas e mais de 350 concelebrantes.
Cidade do Vaticano (01/04/2024 14:17, Gaudium Press) Na manhã do último domingo, 31 de março, o Papa Francisco presidiu a Santa Missa de Páscoa na Praça de São Pedro, no Vaticano. Diante de mais de sessenta mil fiéis e com uma decoração com flores multicoloridas, a cerimônia litúrgica contou com mais de 350 concelebrantes, entre Cardeais, Bispos e Sacerdotes.
Após o canto do ‘Glória’, o Papa recitou a seguinte oração em latim: “Renascidos para a luz da vida, renovados por vosso Espírito”. Posteriormente, em sua conta oficial no X, o Pontífice escreveu: “Elevemos o olhar para Jesus. Se nos deixarmos guiar pela mão de Jesus, nenhuma experiência de fracasso e de dor, por mais que nos doa, poderá ter a última palavra sobre o sentido e o destino da nossa vida”.
Liturgia da Palavra
Já a liturgia da Palavra trazia referências à experiência narrada pelos Apóstolos “comemos e bebemos com ele depois da ressurreição dos mortos”; à aclamação do Salmo 117 “Este é o dia que o Senhor fez: regozijemo-nos e alegremo-nos”; e novamente ao convite de São Paulo aos Colossenses.
Em seguida, foi proclamado o Evangelho de São João, primeiro em latim e depois em grego. O trecho em questão narrava a maravilhosa história de Santa Maria Madalena indo ao sepulcro onde o corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo havia sido sepultado. Ali chegando, ela notou que a pedra havia sido removida e correu para contar aos apóstolos o que presenciou.
Mensagem de Páscoa e Bênção Urbi et Orbi
Os fiéis que ocupavam toda a Praça de São Pedro e a Via della Conciliazione, se mantiveram em silêncio para uma reflexão pessoal. Logo depois foi recitada a oração do Credo e a Oração Universal, em árabe, espanhol, tâmil, português e chinês. As intenções eram pelos recém-batizados, pelo dom da paz, pelos cristãos perseguidos e por todas as famílias.
Ao término da celebração, o Papa percorreu com o papamóvel os vários setores da praça e também a Via da Conciliação para saudar e abençoar os peregrinos e os turistas. Logo depois, se dirigiu até a sacada central da Basílica Vaticana para a tradicional Mensagem de Páscoa. Por fim, concedeu a Bênção Urbi et Orbi: à cidade de Roma e ao mundo inteiro. (EPC)
Deixe seu comentário