Papa Francisco preside celebração do Domingo de Ramos no Vaticano
Diante de um público de mais de 60 mil fiéis, o Pontífice conduziu as celebrações que marcam o início da Semana Santa.
Cidade do Vaticano (25/03/2024 12:22, Gaudium Press) No último domingo, 24, o Papa Francisco presidiu a celebração do Domingo de Ramos diante de 60 mil fiéis reunidos na Praça de São Pedro, no Vaticano. A Santa Missa foi precedida pela leitura do relato de São Marcos evangelista.
Procissão de Ramos e Liturgia da Palavra
Em seguida, o Santo Padre abençoou e aspergiu com água benta os ramos de oliveira que os fiéis presentes seguravam e logo depois foi iniciada a tradicional procissão, com mais de 400 participantes que levavam seus ramos recordando a entrada de Nosso Senhor Jesus Cristo em Jerusalém.
Iniciada no centro da Praça de São Pedro, a procissão foi concluída no sagrado, onde os Cardeais, Bispos e Sacerdotes concelebrantes tomaram seus lugares ao lado do altar. Durante a Liturgia da Palavra foi feita a leitura cantada da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, extraída do Evangelho de São Marcos.
Oração universal, Bênção final e Angelus
Os trechos lidos, que narravam o sofrimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, foram revividos através de uma encenação da Paixão. Logo depois, foi realizado um momento de silêncio para os fiéis presentes refletirem. Em seguida, se rezou a oração universal, concluindo a Liturgia da Palavra.
A celebração foi encerrada diretamente do sagrado da Basílica, de onde o Papa Francisco recitou a oração mariana do Angelus. Por fim, o Santo Padre deu a Bênção final e percorreu a praça de São Pedro em seu papamóvel saudando os peregrinos presentes. (EPC)
Deixe seu comentário