Papa Francisco nomeia novo Núncio Apostólico na Itália
Dom Petar Rajic, de 64 anos, sucederá o Cardeal Emil Paul Tscherrig, de 77 anos, que ocupava o cargo desde 2017.
Roma – Itália (12/03/2024 12:15, Gaudium Press) O Papa Francisco nomeou Dom Petar Rajic, de 64 anos, como novo núncio na Itália e na República de São Marino. O prelado sucederá o Cardeal Emil Paul Tscherrig, que ocupava o cargo desde 2017.
Breve biografia de Dom Petar Rajic
Nascido na cidade canadense de Toronto em junho de 1959, Petar Rajic é filho de imigrantes croatas da Bósnia e Herzegovina. Ordenado sacerdote no ano de 1987, ingressou no serviço diplomático da Santa Sé em julho de 1993, após se formar em Direito Canônico. Logo depois, serviu nas Representações Pontifícias no Irã e na Lituânia. Também trabalhou na Seção de Assuntos Gerais da Secretaria de Estado.
No ano de 2009 foi nomeado núncio, sua primeira missão com o Papa Bento XVI foi no Kuwait, Bahrein e Qatar, e como delegado apostólico na Península Arábica. Em 2015, o Papa Francisco o designou para a África como Núncio em Angola e São Tomé e Príncipe. Já em 2019 foi enviado para as Repúblicas Bálticas. Dentre os idiomas que ele domina estão: o croata, o inglês, o italiano e o francês.
Agradecimento dos Bispos da Itália
Agradecendo ao Papa Francisco pela nomeação de Dom Petar Rajic, a Conferência Episcopal Italiana emitiu um comunicado no qual destaca que este é um sinal da “atenção contínua e constante às Igrejas na Itália”. Os Bispos italianos ressaltam que o tempo atual foi marcado por profundas mudanças, no que se teve a oportunidade de experimentar a preciosa ação do Santo Padre e “seus conselhos para tornar os laços de unidade com a Sé Apostólica cada vez mais sólidos e eficazes e para tecer relações com as autoridades do Estado”. (EPC)
Deixe seu comentário