Papa Francisco nomeia Bispo Ordinário Militar para Portugal
Padre Sérgio Manuel Ribeiro Dinis, substituirá Dom Rui Manuel Sousa Valério, que segue no Ordinariato Castrense como Administrador Apostólico até à tomada de posse do seu sucessor.
Lisboa – Portugal (21/11/2024 12:01, Gaudium Press) Na manhã desta sexta-feira, 22 de novembro, o Papa Francisco nomeou o Padre Sérgio Manuel Ribeiro Dinis, da Diocese de Vila Real, como Bispo Ordinário Castrense para Portugal, que abrange as Forças Armadas e de Segurança desta nação.
O sacerdote, que atualmente é pároco de Santa Maria Maior de Murça, Nossa Senhora da Anunciação em Noura, e Santa Maria Madalena em Candedo, substituirá Dom Rui Manuel Sousa Valério, que seguirá no Ordinariato Castrense como Administrador Apostólico até à tomada de posse do seu sucessor.
Mensagem ao Ordinariato Castrense e da Conferência Episcopal Portuguesa
Através de uma mensagem de saudação ao Ordinariato Castrense, o novo Bispo manifestou seu grande apreço por este serviço e prometeu, “num profundo amor a Cristo, à Igreja e à nossa amada pátria”, estar sempre ao lado de “todos os homens e mulheres que defendem a independência nacional, integridade territorial e garantem a ordem e a segurança pública. Estarei convosco, quer dentro das fronteiras, quer nas missões internacionais. Juntos estaremos sempre na defesa da dignidade de cada pessoa humana e buscaremos sempre a proteção dos mais frágeis e dos que estão em perigo”.
A Conferência Episcopal Portuguesa expressou sua alegria pela nomeação do Padre Sérgio Dinis como Bispo das Forças Armadas e Forças de Segurança, congratulando-o e lhe desejando “um frutuoso ministério pastoral neste setor tão relevante para a vida no nosso país, bem como uma participação ativa no seio da Conferência Episcopal”.
Breve histórico do Padre Sérgio Manuel Ribeiro Dinis
Nascido no dia 8 de março de 1970 em Ermelo, Diocese de Vila Real, Sérgio Manuel Ribeiro Dinis frequentou o Seminário de Vila Real e o Seminário Maior do Porto. Obteve a Licenciatura em Teologia pela Universidade Católica Portuguesa do Porto e a Licenciatura em Direito canônico pela Universidade Pontifícia de Salamanca. Foi ordenado sacerdote no dia 17 de julho de 1994, incardinando-se na Diocese de Vila Real.
Dentre os diversos cargos que ocupou estão os seguintes: Secretário de S.E. Monsenhor Joaquim Gonçalves, Bispo de Vila Real (1993-1996); pároco de S. Maria Maior de Murça, Nossa Senhora da Anunciação em Noura, e Santa Maria Madalena em Candedo (1996-1998); Pároco de Nossa Senhora da Purificação em Fiolhoso e de São Sebastião em Pópulo (1996-2014).
Atualmente é também Juiz do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Vila Real, Decano do Decanato Douro II, Capelão da Santa Casa da Misericórdia de Murça, Membro do Colégio de Consultores, do Conselho Presbiteral e do Conselho Pastoral da Diocese de Vila Real. (EPC)
Deixe seu comentário