Gaudium news > Papa Francisco não está fora de perigo, afirma equipe médica

Papa Francisco não está fora de perigo, afirma equipe médica

Após uma semana de internação, os médicos convocaram uma coletiva de imprensa para apresentar a real situação de saúde do Pontífice.

Papa Francisco nao esta fora de perigo afirma equipe medica

Roma – Itália (21/02/2025 15:31, Gaudium Press) Acaba de ser concluída uma extensa coletiva de imprensa, solicitada pelo próprio Papa Francisco, com duração de quase 40 minutos, oferecida na Policlínica Gemelli pelo prof. Sergio Alfieri, diretor do departamento médico-cirúrgico dessa instituição de saúde, e o Dr. Luigi Carbone, vice-diretor da Direção de Saúde do Vaticano e “médico de referência” de Francisco, como declarou Matteo Bruni, diretor da Sala Stampa.

Esta coletiva de imprensa responde aos desejos expressos por muitos, de máxima ‘transparência’ sobre a real situação do Pontífice, após uma semana de sua internação, segundo afirmou também um dos profissionais.

Papa sabe que sua situação de saúde é grave

Como conclusões poderosas da coletiva de imprensa, é possível dizer que, de acordo com os médicos, o Papa Francisco “não está fora de perigo”, mas a sua vida não está em risco neste momento. Sua “infecção é complexa”, uma infecção do tipo polimicrobiana que gerou uma pneumonia bilateral. “Ele é um senhor de 88 anos com uma infecção polimicrobiana: vírus e bactérias.” O Papa está “de bom humor”, disse o professor Alfieri, e “hoje foi à capela rezar”.

A “enfermidade crônica permanece”, afirmaram, “o Papa sabe disso, e afirmou: ‘me dou conta que a situação é grave’”, disse o prof. Alfieri. “Às vezes lhe falta ar e a sensação não é agradável para ninguém.”

Verdadeiro e principal risco que Francisco corre

O principal risco é que alguns dos micróbios passem para o sangue: “Se infelizmente um destes germes passasse para o sangue, ocorreria sépsis”; “o verdadeiro risco é que os germes passem para o sangue. Hoje em dia estes germes não existem no sangue”, “a infecção agora está apenas no pulmão”. Este é o verdadeiro risco que uma pessoa da sua idade pode correr.” Se a infecção se espalhasse para o sangue, comprometeria outros órgãos. A infecção “está contida no momento”, disse o Dr. Carbone.

O Pontífice permanecerá hospitalizado durante pelo menos uma semana, acompanhando de perto a sua evolução, não tendo sido divulgada uma data estimada para a sua alta. Os médicos confirmaram que o Papa “não está preso a nenhum mecanismo” para respirar e que o seu apetite é normal. “Vimos melhorias, mas ainda não é suficiente”, acrescentaram os especialistas.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas