Papa Francisco exorta fiéis para que redescubram a beleza do Santo Rosário
Segundo o Pontífice, este é um simples instrumento que está ao alcance de todos e que pode sustentar a renovada evangelização à qual a Igreja é chamada hoje”.
Pompeia – Itália (12/11/2024 14:38, Gaudium Press) Por ocasião da abertura do Ano Jubilar pelos 150 anos da chegada do quadro de Nossa Senhora do Santo Rosário, conservado no Santuário de Pompeia, na Itália, o Papa Francisco enviou uma carta ao Arcebispo local, Dom Tommaso Caputo.
Em sua mensagem, o Santo Padre destaca que é necessário redescobrir nas famílias e nos lares a beleza do Rosário e que esta oração ajuda a construir a paz. Além disso, ele expressou seu desejo de que, através da mensagem de Nossa Senhora de Pompeia, Deus fale à humanidade na esperança de que seus numerosos devotos espalhados pelo mundo se aproximem cada vez mais fielmente ao Senhor, dando testemunho aos irmãos, especialmente aos mais necessitados.
Um simples instrumento que está ao alcance de todos
O Pontífice recomenda que o Rosário deveria ser proposto de forma particular aos jovens como “um simples instrumento que está ao alcance de todos e que pode sustentar a renovada evangelização à qual a Igreja é chamada hoje”. Que eles não o sintam repetitivo e monótono, mas como um ato de amor que nunca se cansa de se derramar. Fonte de consolação para os enfermos e os que sofrem e uma doce corrente que nos liga a Deus. Francisco assegura que esta oração mariana é “também uma corrente de amor que se torna um abraço para os últimos e marginalizados”.
A mensagem do Papa é concluída com ele recordando com gratidão sua visita a Pompeia, realizada no dia 21 de março de 2015, ocasião na qual pode sentir diversas “manifestações de Fé vividas neste oásis mariano”. O Santo Padre assegurou sua bênção aos fiéis que participarão dos eventos em comemoração pelos 150 anos da chegada do quadro de Nossa Senhor do Rosário.
Breve história do quadro de Nossa Senhora do Rosário
O quadro, que representa Nossa Senhora com o Menino Jesus em seus braços entregando as contas do Rosário para Santa Catarina de Sena e São Domingos, chegou ao vale aos pés do Vesúvio no dia 13 de novembro de 1875. Após ouvir no fundo de sua alma uma voz dizendo “se você busca a salvação, espalhe o Rosário”, Bartolo Longo levou o quadro ao povo de Pompeia com o objetivo de difundir a devoção a esta oração mariana. (EPC)
Deixe seu comentário