Papa Francisco erige nova diocese no Paraguai e nomeia primeiro Bispo
O Papa Francisco anunciou a criação da nova diocese de Canindeyú, no Paraguai, desmembrada da Diocese de Ciudad del Este, e designou o padre Roberto Carlos Zacarías López, atual vigário de Ciudad del Este, como seu primeiro Bispo
Redação (13/02/2024 12:50, Gaudium Press) O Papa Francisco anunciou a criação da nova diocese de Canindeyú, no Paraguai, desmembrada da Diocese de Ciudad del Este, e designou o padre Roberto Carlos Zacarías López, atual vigário de Ciudad del Este, como seu primeiro bispo.
A criação da diocese foi comunicada através do boletim oficial da Sala de Imprensa da Santa Sé no último dia 10 de fevereiro. Também foi informado que o território desmembrado da Diocese de Ciudad del Este será sufragâneo da Igreja Metropolitana de Assunção.
A ordenação do novo prelado será feita no dia 2 de março na catedral de Katuete dedicada ao Sagrado Coração de Jesus. A ordenação episcopal será presidida pelo Cardeal Adalberto Martínez e concelebrada por Dom Pedro Collar Noguera, Bispo titular de Ciudad del Este, e por Dom Guillermo Steckling, Bispo emérito da mesma localidade.
Biografia de novo Bispo de Canindeyú
O padre Roberto Carlos Zacarías López, nascido em Caazapá em 7 de fevereiro de 1972, realizou os estudos teológicos na Universidade Católica Nossa Senhora da Assunção e obteve licenciatura em Teologia Pastoral e doutorado em Teologia Dogmática na Universidade Católica de Buenos Aires. Ele também é licenciado em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Padre Zacarías López foi ordenado sacerdote de Ciudad del Este em 11 de abril de 1999.
O novo bispo tem vasta experiência ministerial, ocupando diversos cargos, incluindo o de secretário chanceler, formador do Seminário Maior Nacional e posteriormente diretor espiritual do mesmo seminário, Secretário Geral Adjunto da Conferência Episcopal do Paraguai, Pároco e Diretor do Departamento de Teologia da Universidade Católica, Sacerdote fidei donum na Diocese de Carapeguá. Ele também atuou como Reitor do Seminário Maior Diocesano de Ciudad del Este e Vicário Geral desde 2019.
Novos números das duas dioceses
Após a separação, todos os municípios do Departamento Civil do Alto Paraná formarão o território da Diocese de Ciudad del Este, enquanto os municípios do Departamento Civil de Canindeyú constituirão o território da nova diocese, informou o boletim da Santa Sé.
Com o desmembramento, a Diocese de Ciudad del Este passa a ter uma superfície total de 14.895 quilômetros quadrados, com uma população de 858.003 habitantes, dos quais 756.759 são católicos. A diocese conta com 74 sacerdotes diocesanos e 43 sacerdotes religiosos.
Por sua vez, a nova Diocese de Canindeyú possui uma área territorial de 14.667 quilômetros quadrados, com uma população de aproximadamente 239.386 pessoas, das quais 211.138 são católicas. A diocese conta com 12 paróquias, 11 sacerdotes diocesanos e 7 sacerdotes regulares. (FM)
Deixe seu comentário