Gaudium news > Papa Francisco envia mensagem aos franciscanos pelos 800 anos da aprovação da regra

Papa Francisco envia mensagem aos franciscanos pelos 800 anos da aprovação da regra

Por ocasião dos 800 anos da confirmação da Regra dos Franciscanos, o Papa Francisco encaminhou uma mensagem a toda a família de São Francisco, incentivando cada membro a renovar a vocação de anunciar o evangelho no mundo contemporâneo

Frades Franciscanos

Redação (30/11/2023, 17:00, Gaudium Press) A Regra dos Franciscanos (Regula Bullata) foi oficialmente reconhecida através da Bula papal “Solere Annuere”, de 29 de novembro de 1223, promulgada pelo Papa Honório III. Para celebrar os 800 anos dessa data, uma celebração eucarística foi presidida pelo Cardeal Vicário Angelo De Donatis, na Basílica de São João de Latrão.

Durante a celebração, foi lida a carta que o Papa Francisco endereçou a todos os membros, frades e religiosas, da Ordem dos Franciscanos. O Papa Francisco incentivou os membros da Família Franciscana a permanecerem fiéis ao carisma de fraternidade, humildade e pobreza de seu fundador, e a saírem pelo mundo a anunciar o Evangelho.

O Santo Padre enfatizou que este centenário não é apenas uma lembrança histórica, mas uma oportunidade para reviver o mesmo espírito que inspirou São Francisco de Assis a se despojar de tudo e criar uma forma de vida única baseada no Evangelho.

Se apoiando na Regra de São Francisco, o Papa Francisco exortou os franciscanos a guardarem a observação da pobreza, da humildade e do Evangelho e a viverem na obediência e na castidade. Francisco destacou a obrigação de obediência à Igreja contida na Regra, sublinhando que São Francisco reconheceu isso como essencial para a fidelidade à sua vocação. Ele pediu aos franciscanos que fossem tenazes no apoio à Igreja.

O Papa fez uma última exortação em sua missiva; ele pediu que os franciscanos não hesitassem em ir pelo mundo, compartilhando a alegria da pobreza e se tornando um sinal eloquente do Evangelho. Ele expressou sua confiança na capacidade da Ordem em identificar o caminho certo a seguir à luz do carisma recebido, para isso, ele pedia a intercessão de Nossa Senhora, de São Francisco e de Santa Clara, antes de encerrar sua mensagem. (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas