Papa Francisco celebra 32 anos de sua ordenação episcopal
A celebração, que aconteceu no dia 27 de junho de 1992 na Catedral da capital argentina, foi presidida pelo então Arcebispo de Buenos Aires, Cardeal Antonio Quarracino.
Cidade do Vaticano (27/06/2024 11:41, Gaudium Press) Há 32 anos, o então Arcebispo de Buenos Aires (Argentina), Cardeal Antonio Quarracino, presidia a cerimônia litúrgica de consagração episcopal do Padre Jorge Mario Bergoglio, atual Papa Francisco.
Bergoglio ficou sabendo da notícia no dia de Nossa Senhora de Fátima
A celebração, que aconteceu no dia 27 de junho de 1992 na Catedral da capital argentina, contou ainda com a presença do então Núncio Apostólico da Argentina, Dom Ubaldo Calabresi e de Dom Emilio Ogñénovich, que na época era Arcebispo de Mercedes-Luján.
O hoje Bispo de Roma, soube que seria Bispo Auxiliar de Buenos Aires no dia 13 de maio de 1992, Festa de Nossa Senhora de Fátima. Na ocasião, sua primeira reação foi de surpresa. A nomeação, aprovada pelo Papa São João Paulo II, se tornou pública sete dias depois.
Cardeal eleito sucessor de São Pedro
No dia 28 de fevereiro de 1998 tornou-se Arcebispo metropolitano de Buenos Aires, onde ficou até 2013. Já no dia 21 de fevereiro de 2001, durante o Consistório Ordinário Público presidido pelo Papa São João Paulo II, foi criado Cardeal.
Por fim, no dia 13 de março de 2013, no segundo dia do conclave, o Cardeal Bergoglio foi eleito sucessor de São Pedro, se tornando o primeiro Papa do continente americano, do Hemisfério Sul e o primeiro não europeu investido como Bispo de Roma em mais de 1200 anos. (EPC)
Deixe seu comentário